Consulta do IPVA 2026 em São Paulo.
Foto: gerada por IA

Os proprietários de veículos do estado de São Paulo já podem se programar para o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2026. O cronograma começa hoje, segunda-feira (12) e segue o número final da placa do veículo, de acordo com o calendário divulgado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP).

O imposto pode ser pago à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até cinco vezes, conforme o valor devido. O início do calendário vale tanto para quem pretende quitar o tributo em parcela única com desconto quanto para quem optar pelo parcelamento.

Quem escolher pagar o IPVA à vista no mês de janeiro garante desconto de 3%. Essa opção é válida para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motocicletas e similares, além de caminhões e caminhões-tratores.

Calendário de pagamento do IPVA 2026 com desconto, de acordo com o final da placa:

  • Final 1: 12 de janeiro
  • Final 2: 13 de janeiro
  • Final 3: 14 de janeiro
  • Final 4: 15 de janeiro
  • Final 5: 16 de janeiro
  • Final 6: 19 de janeiro
  • Final 7: 20 de janeiro
  • Final 8: 21 de janeiro
  • Final 9: 22 de janeiro
  • Final 0: 23 de janeiro

Quem optar por pagar o imposto a partir de fevereiro perde o direito ao desconto de 3% e também não poderá parcelar o valor, devendo quitar o IPVA em parcela única.

Parcelamento

O contribuinte pode parcelar o IPVA 2026 em até cinco vezes, de janeiro a maio, desde que o valor total do imposto seja igual ou superior a 10 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps).

Para 2026, o Estado fixou a Ufesp em R$ 38,42. Quando o valor do imposto for inferior a esse limite, o contribuinte poderá parcelá-lo em quatro ou três parcelas.

Contudo, para os proprietários de veículos de carga, o calendário é diferente. Nesses casos, o imposto pode ser pago em parcela única, sem desconto, até 22 de abril, ou parcelado em até cinco vezes, com vencimento fixado no dia 20 de cada mês.

Como pagar

Você pode pagar o IPVA 2026 por meio da rede bancária credenciada, utilizando apenas o número do Renavam.

No estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial de pagamento. O QR Code é gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP e permite o recolhimento do imposto em mais de 900 instituições financeiras, incluindo contas digitais.

Além disso, as formas tradicionais de pagamento continuam disponíveis. O contribuinte pode pagar o IPVA pela internet, nos terminais de autoatendimento ou em outros canais oferecidos pelos bancos. Também é possível quitar o imposto em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda.