Veja o resumo da noticia

  • Gilberto Kassab, do PSD, declara apoio a Tarcísio de Freitas para a presidência em 2026, descartando convergência com Flávio Bolsonaro.
  • PSD considera Ratinho Júnior (PR) e Eduardo Leite (RS) como alternativas caso Tarcísio não concorra à presidência da República.
  • Tarcísio de Freitas não confirmou candidatura à presidência e manifesta intenção de disputar a reeleição ao governo de SP.
  • Pesquisas recentes indicam crescimento da candidatura de Flávio Bolsonaro, que aparece em segundo lugar em alguns cenários.
Kassab nega união da direita e reforça apoio do PSD a Tarcísio

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, afastou a chance de convergência da direita em apoio à candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para a eleição presidencial de 2026. Na declaração, ele enfatizou o respaldo do partido à candidatura do atual governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“O PSD tem uma posição muito definida. Todos sabem que se o governador Tarcísio for candidato, o PSD irá respaldar”, disse, em entrevista à CNN. “Caso o governador não seja candidato, nós temos dois pré-candidatos no partido. São dois ótimos governadores, o governador do Paraná, que é o Ratinho, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite”.

Até o momento, o governador de São Paulo não confirmou sua candidatura à presidência e afirma que trata-se apenas de “suposição”. Em entrevistas recentes, ele tem declarado que irá tentar a reeleição ao governo do estado.

Além disso, Kassab desejou êxito a Flávio Bolsonaro. “Que ele faça uma boa campanha, que ele possa apresentar suas ideias, os seus projetos para o país”, disse.

Genial/Quaest

A candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à presidência começou a ganhar força nas pesquisas eleitorais recentes. Publicada em 14 de janeiro, a pesquisa Genial/Quaest mostrou Lula na liderança e Flávio Bolsonaro em segundo lugar em todos os cenários. Nas simulações com outros candidatos, a distância entre os dois é maior.

Nos piores cenários para o petista, em que a distância entre Lula e Flávio é menor, Tarcísio e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), não são incluídos.