Após breve trégua

Lula critica Campos Neto: ‘Será que essa pessoa não tem respeito?’

Lula considera o patamar muito alto e entende que os juros altos prejudicam o avanço da economia nacional

Lula
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)/ Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante a cerimônia de anúncio de investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), nesta sexta-feira (26), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a ocasião para executar uma de suas atividades preferidas: tecer críticas a Roberto Campos Neto, presidente do BC (Banco Central).

Após uma breve “trégua”, aconselhada por ministros e assessores, Lula retomou as críticas a Campos Neto. Durante seu discurso, o presidente da República mostrou seu descontentamento sobre o atual patamar da taxa básica de juros.

Na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC), o grupo optou por manter a Selic (taxa básica de juros) em 10,5% ao ano.

Lula considera o patamar muito alto e entende que os juros altos prejudicam o avanço da economia nacional.

Desta vez, o petista não falou diretamente sobre os juros, mas criticou declarações de Campos Neto sobre os receios do mercado em relação à inflação.

“Esses dias o presidente do Banco Central deu uma declaração para a imprensa que eu não quis acreditar. Um cidadão jovem, bem-sucedido na vida, diz o seguinte: esse negócio do aumento do salário mínimo e a massa salarial crescendo pode gerar inflação. Significa que, para não ter inflação, é preciso o povo ganhar pouco?”, disse Lula, de acordo com o “InfoMoney”.

Lula é o presidente mais bem avaliado da América do Sul em julho

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do brasil, liderou o ranking de avaliações dos chefes de Estado da América do Sul no mês de julho, conforme a pesquisa da CB Consultoria de Opinião Pública

A elaboração do ranking é feita a partir das avaliações sobre a imagem interna dos presidentes. Lula atingiu 53,6% de respostas boa/muito boa no mês, ante 42,9% de respostas ruim/muito ruim. 

Sendo assim, ele passou o presidente argentino Javier Milei, que liderou a lista em junho. Neste mês, Milei teve 52,1% de respostas positivas e 44,7% de respostas negativas na pesquisa.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile