Embate político

Lula elogia decisão de Moraes em suspender o X no Brasil

Lula disse que Moraes minimizou o prejuízo aos usuários do X; segundo ele, as pessoas estão buscando outras redes sociais que oferecem o mesmo serviço

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teceu elogios a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, em suspender o funcionamento da rede social X (antigo Twitter), do bilionário Elon Musk, no Brasil.

Moraes decidiu pela suspensão do X na sexta-feira (30), sob alegações de que a rede social não estava cumprindo decisões judiciais, a exemplo da indicação de um representante legal no país.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) começou a cumprir a decisão já na manhã de sábado (31).

“A Justiça brasileira pode ter dado um importante sinal de que o mundo não é obrigado a aguentar o vale tudo de extrema-direita do Elon Musk só porque ele é rico”, afirmou Lula à “CNN Brasil”.

A Primeira Turma do Supremo, nesta segunda-feira (2), fez um julgamento no plenário virtual da Corte, onde decifiu, por unanimidade, apoiar a decisão de Moraes sobre o X.

Além do próprio executor da suspensão, os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux votaram pela manutenção do bloqueio da rede social de Musk.

Lula também comentou que a decisão do STF pode servir de exemplo para outros países que também sofrem com a disseminação de notícias falsas pelas redes sociais.

O presidente fez criticas ao que classificou como “interferência e militância política” de Musk em diversos países.

Moraes minimizou o prejuízo aos usuários da plataforma. Segundo o presidente, as pessoas estão buscando outras redes sociais que oferecem o mesmo serviço do X.

Elon Musk chama Moraes de “ditador” e diz que Lula é seu “cachorrinho”

O bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), da Starlink Holdings e da Tesla (TSLA34) – fabricante de carros elétricos – voltou a fazer ataques e tecer críticas ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira (29), em sua rede social.

Musk voltou a criticar a decisão de Moraes em bloquear os recursos financeiros da Starlink Holding no Brasil. 

O magistrado do STF decidiu, no dia 18 de agosto, bloquear os valores financeiros da empresa para garantir que as multas aplicadas pela Justiça ao X sejam pagas. 

“O tirano, Alexandre de Moraes, é ditador do Brasil. Lula é seu cachorrinho”, escreveu Elon Musk, ao comentar outro post sobre o bloqueio das contas de sua empresa.

A troca de criticas entre o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Elon Musk também não é algo novo. O bilionário é entusiasta da candidatura de Donald Trump, que concorre às eleições presidenciais dos EUA este ano. 

Parceiros