Apresentador morreu aos 93 anos

Lula lamenta morte de Silvio Santos; Tarcísio decreta luto em SP 

"A maior personalidade da história da televisão brasileira", escreveu o presidente Lula em despedida a Silvio Santos nas redes sociais

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Autoridades e políticos brasileiros lamentaram a morte do empresário e apresentador Silvio Santos, neste sábado (17). Personalidades dos Poderes Executivo e Legislativo publicaram suas despedidas e homenagens nas redes sociais, entre eles o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula afirmou no X que “Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país”.

“Foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores: financeiro, industrial e de comércio. Mas será sempre lembrado como Sílvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros e brasileiras, querido pelas suas ‘colegas de trabalho’, como carinhosamente chamava as telespectadoras”, escreveu o presidente.

Já o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, além de lamentar, decretou luto oficial de 7 dias no estado onde Silvio Santos morreu.

“Fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), tornou-se um dos símbolos da comunicação brasileira graças à maneira simples, direta e carismática com que lidava com o público. Está decretado luto oficial de sete dias no estado de São Paulo”, informou.

Parceiros

Janja Silva, Geraldo Alckmin e outras personalidades se despedem de Silvio Santos

O vice-presidente Geraldo Alckmin escreveu que o apresentador “fazia parte de nossas famílias” e que o Brasil perdeu “alguém de casa”. 

“Quando ligávamos a televisão ele estava sempre lá, como se fosse parte de nossas famílias. Por isso, hoje o Brasil não perdeu apenas um de seus maiores comunicadores, mas ‘alguém de casa’: de todas as casas. Com uma voz inconfundível, uma simplicidade cativante e um microfone na lapela, Silvio Santos trouxe alegria para milhões de lares brasileiros. […] À sua família e seus amigos, os meus sentimentos e as minhas orações, por essa grande perda”, disse Alckmin em sua homenagem.

Para a primeira-dama Janja da Silva “o entretenimento do nosso País não seria o mesmo sem a visão, o talento e a voz de Silvio Santos”.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, destacou que Silvio foi “um dos maiores ícones da televisão brasileira”.

“O Brasil se despede de um de seus maiores comunicadores, um profissional que levou alegria por onde passou e que fez parte da vida de todos nós por tantos anos. Obrigado por tanto, Silvio!”, escreveu o ministro.