Pronunciamento

Lula: 'seremos sempre intolerantes com quem desafiar a legislação brasileira'

"Nossa soberania não está à venda", afirmou o presidente Lula em pronunciamento para a rede nacional na noite de sexta-feira (6)

Presidente da República, Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República, Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em pronunciamento na noite de sexta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa da soberania brasileira, se referindo indiretamente ao empresário Elon Musk, que trava uma batalha com o STF (Supremo Tribunal Federal) que culminou na suspensão do X, sua rede social, no Brasil.

“Nenhum país é de fato independente quando tolera a ameaça à sua soberania. Seremos sempre intolerantes com qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafie a legislação brasileira”, disse Lula.

“Nossa soberania não está à venda”, completou o presidente em pronunciamento para a rede nacional, comemorarando o Dia da Independência do Brasil.

Após descumprir decisões judiciais, incluindo a ausência de um representante legal para atuar no Brasil, a rede social X foi suspensa do País.

O ministro Alexandre de Moraes foi quem tomou a decisão inicial, que posteriormente foi seguida pelos demais colegas do Supremo. Musk está entre os investigados no inquérito das milícias digitais, que mira aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de acordo com o “Valor”.

Lula também prometeu em sua fala “derrotar o crime organizado” e citou a criação de uma Política Nacional de Segurança Pública em diálogo com os 27 governadores.

O presidente também relembrou os programas de seu governo e alguns resultados econômicos como a baixa taxa de desemprego atual, melhora no poder de compra popular e a retirada de uma parcela de brasileiros do mapa da fome.

“Temos muitos desafios pela frente, mas estamos no rumo certo. É o começo de uma caminhada para um Brasil melhor para toda a família brasileira”, destacou Lula.

“Nenhum país é de fato independente sem o exercício pleno da democracia. A democracia é mais do que votar no dia da eleição, é lutar pela conquista de direitos.”

O presidente destacou que a “democracia não é um pacto de silêncio” e sim “o debate entre as opiniões divergentes que compõe a sociedade”.

“Não é o direito de mentir, esparar o ódio e atentar contra a vontade do povo”, frisou, dizendo que a democracia foi capaz de construir uma aliança que o elegeu nas eleições de outubro de 2022.

“Daquele dia em diante, deixamos bem claro ao mundo que o Brasil é um país onde a paz e a liberdade imperam, mas não é um território sem lei e sem ordem”, reiterou Lula.

Lula elogia decisão de Moraes em suspender o X no Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teceu elogios a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, em suspender o funcionamento da rede social X (antigo Twitter), do bilionário Elon Musk, no Brasil.

Moraes decidiu pela suspensão do X na sexta-feira (30), sob alegações de que a rede social não estava cumprindo decisões judiciais, a exemplo da indicação de um representante legal no país.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) começou a cumprir a decisão já na manhã de sábado (31).

“A Justiça brasileira pode ter dado um importante sinal de que o mundo não é obrigado a aguentar o vale tudo de extrema-direita do Elon Musk só porque ele é rico”, afirmou Lula à “CNN Brasil”.

A Primeira Turma do Supremo, nesta segunda-feira (2), fez um julgamento no plenário virtual da Corte, onde decifiu, por unanimidade, apoiar a decisão de Moraes sobre o X.