A Speedo Multisport anunciou um crescimento de 44% em seu faturamento online em 2024, frente ao mesmo período de 2023. Segundo o CEO da marca, Roberto Jalonetsky, e-commerce deve ultrapassar vendas das lojas físicas até 2025.
Até o momento, o e-commerce da Speedo já superou o desempenho da principal loja física, localizada no Shopping Morumbi.
“O e-commerce tem proporcionado à marca uma descentralização de vendas em determinadas categorias, ampliando cada vez mais o contato da marca com o consumidor, destacando-se por exemplo a ampla linha de t-shirts seguida de acessórios como mochilas e bonés. Maiôs e sungas, já tradicionais da marca, continuam despontando, porém, com uma diversificação cada vez maior. Pela nossa projeção, vendas online estarão na frente das vendas das nossas lojas físicas até 2025”, disse Roberto.
O e-commerce da Speedo, que opera através do site e de plataformas de marketplace como Mercado Livre, Centauro, Netshoes e outras, tem mostrado um desempenho robusto.
“O nosso ticket médio teve um crescimento de 14% assim como o PA (peças por atendimento) também tem aumentado na ordem de 21%. Isso deve-se a diversidade e velocidade com que conseguimos implantar diversas estratégias voltadas ao consumidor final, sempre visando a experiência e uma melhor jornada do consumidor final”, destacou o CEO.
Além disso, a empresa tem investido em tecnologias na ponta como por exemplo provador virtual, inteligência artificial e vídeos explicativos, além de melhorias nos processos logísticos e de atendimento ao consumidor.
“Nada isolado tem efeito, mas sim, um conjunto integrado de ações, que aumenta nossa velocidade de entrega”, ressaltou Jalonetsky.
O faturamento da Speedo Multisport cresceu 24% em 2023 e, este ano, segundo o CEO, a meta é atingir os 30%. Para isso, o e-commerce exerce um papel fundamental.
“Nossa maior margem está no online, pois, para não fazermos uma concorrência desleal com nossos mais de 3 mil revendedores, distribuídos em 4,3 mil pontos de venda, colocamos sempre os produtos com o que chamamos de “preço cheio”, ou seja, o valor máximo que pode ser cobrado por um produto Speedo”, explicou Roberto.
“O nosso papel, seja no digital ou no físico, é gerar valor e visibilidade para a marca. Desta forma, todos ganham, principalmente o consumidor final. Ao mesmo tempo que isso cria uma dificuldade a mais para vendermos de forma online, quando todos os nossos concorrentes estão no clique ao lado, por outro lado, aumenta o nosso ticket médio, faturamento e, consequentemente, a margem de lucro”, completou.
Mais sobre a Speedo
Presente no Brasil há 45 anos, a Speedo Multisport iniciou sua operação em 1978, através da Multisport Indústria Comércio e Representações LTDA, empresa que até hoje controla a marca no país.
Com share de mercado de mais de 80% em esportes aquáticos e reconhecida como a melhor fornecedora de equipamentos e vestuário para nadadores, a empresa ampliou sua linha de atuação e hoje também está presente nos seguintes segmentos: fitness, beach tennis, lifestyle, dermocosméticos, equipamento de academias e suplementos alimentares, além de possuir uma linha exclusiva de óculos e relógios.
Com 3 lojas próprias e e-commerce, a Speedo Multisport está presente em todo o território nacional através de mais de 4000 pontos de revenda, entre pequenos e médios lojistas e grandes varejistas.