Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu, nesta sexta-feira (30), suspender o X (antigo Twitter) no Brasil.
Moraes vem tendo embates virtuais frequentes com Elon Musk, bilionário dono da rede social. Em contra partida, o empresário tem usado sua plataforma constantemente para atacar o ministro, levando as criticas também ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Moraes notificou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre sua decisão. A partir deste momento, a agência tem um prazo de até 24 horas para efetuar a suspensão do X.
Cabe à Anatel dar a ordem às operadoras de internet para retirar o acesso dos usuários ao X. Essa retirada não ocorre, necessariamente, de forma imediata.
Além da Anatel, empresas como Apple e Google terão 5 dias para excluir o aplicativo de suas lojas on-line.
Uma multa de R$ 50 mil por dia foi determinada por Moraes para qualquer pessoas ou empresa que utilize qualquer “subterfúgio” (como VPNs) para acessar o X.
Elon Musk chama Moraes de “ditador” e diz que Lula é seu “cachorrinho”
O bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), da Starlink Holdings e da Tesla (TSLA34) – fabricante de carros elétricos – voltou a fazer ataques e tecer críticas ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira (29), em sua rede social.
Musk voltou a criticar a decisão de Moraes em bloquear os recursos financeiros da Starlink Holding no Brasil.
O magistrado do STF decidiu, no dia 18 de agosto, bloquear os valores financeiros da empresa para garantir que as multas aplicadas pela Justiça ao X sejam pagas.
“O tirano, Alexandre de Moraes, é ditador do Brasil. Lula é seu cachorrinho”, escreveu Elon Musk, ao comentar outro post sobre o bloqueio das contas de sua empresa.