A portuguesa Mota-Engil foi a vencedora da concessão do Túnel Santos-Guarujá, em leilão realizado na B3, na tarde desta sexta-feira (5). A companhia, representada pela Galápagos, ofereceu um desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública anual, de R$ 438 milhões.
A empresa será responsável pela construção, operação e manutenção da infraestrutura pelos próximos 30 anos. Em contrapartida, receberá o pedágio e contará com as contraprestações públicas, pagas pelos governos federal e estadual.
O investimento estimado para a construção do túnel é de R$ 6,8 bilhões, sendo que ela contará com um aporte público de R$ 5,14 bilhões, divididos entre o governo do estado de São Paulo e a União, além de recursos da iniciativa privada. A previsão para o início das obras é 2028.
Túnel Santos-Guarujá
O projeto integra o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e é considerado a principal obra de infraestrutura urbana do plano.
O planejamento conta com 1,5 quilômetro de comprimento, sendo 870 metros submersos. O desenho prevê três pistas em cada direção, sendo uma delas preparada para a circulação de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), além de ciclovia, calçada para pedestres e galeria destinada a serviços.
A estrutura já conta com a licença ambiental prévia da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), emitida em agosto de 2025.
O túnel deve encurtar o tempo de travessia para aproximadamente dois minutos, solucionando um desafio histórico de logística e mobilidade entre a ilha, Guarujá, e o continente, Santos.