O bilionário Elon Musk respondeu à intimação do ministro Alexandre de Moraes para que o X (antigo Twitter) indique um representante legal no Brasil. Na própria rede, Musk publicou um “meme” em que Moraes aparece como uma junção dos vilões dos filmes “Harry Potter” e “Star Wars”.
“Grok, gere uma imagem como se Voldemort e Lorde Sith tivesse um filho e ele se tornasse juiz no Brasil”, escreveu Musk na legenda.
O bilionário fez uma série de postagens sobre o ministro do STF durante a madrugada desta quinta-feira (29). Em outra, Elon Musk acusou Alexandre de Moraes de “quebrar a lei que ele jurou cumprir”.
Entenda o novo capítulo da briga entre Musk e Moraes
Musk determinou o encerramento da operação do X no Brasil, em anúncio feito pela própria rede há uma semana. Como justificativa, o bilionário mencionou “ordens de censura” de Alexandre de Moraes.
No começo do mês, o ministro do STF havia determinado que o X bloqueasse vários perfis de investigados por suposta disseminação de conteúdos “antidemocráticos”.
Entre os alvos da decisão estavam o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a esposa do ex-deputado federal Daniel Silveira (PL-RJ). De acordo com Moraes, o X “deixou de atender a determinação judicial”.
O próprio Musk é um dos investigados no chamado inquérito das milícias digitais, depois de acusar Moraes de ter um comportamento “vergonhoso” e pedir o impeachment do ministro do Supremo.
Na decisão de quarta-feira (29), Moraes afirma que Musk e o X devem cumprir a determinação de indicar um representante legal no prazo estipulado. Se isso não ocorrer, a plataforma corre o risco de “imediata suspensão das atividades até que as ordens judiciais sejam efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas”.