
Após cortar dívidas significativas, a Odebrecht Engenharia & Construção retoma seus negócios com força. Em 2025, a empresa conquistou seus maiores contratos de infraestrutura da última década.
A construtora foi escolhida pela Motiva para expandir a Linha 5-Lilás do metrô paulistano. Portanto, o contrato deve alcançar R$ 4,5 bilhões. A Odebrecht trabalha em parceria com a Yellow River, subsidiária chinesa.
Além disso, a empresa apresentou a melhor proposta para dois lotes da futura Linha 19-Celeste. Esse projeto inclui dez estações e 11 quilômetros de túneis. Consequentemente, o valor total pode atingir R$ 13,6 bilhões.
Recuperação Expressiva
A empreiteira está aumentando seu backlog em R$ 14 bilhões neste ano. O backlog representa contratos em execução e indica o fluxo de caixa futuro.
Em 2014, esse indicador chegou a R$ 35 bilhões. Contudo, caiu para R$ 18 bilhões em 2015 com a Lava Jato. Nos anos seguintes, o volume despencou drasticamente.
O quadro de funcionários diminuiu de 75 mil para 17 mil entre 2015 e 2024. Entretanto, a empresa concluiu sua reestruturação financeira. Assim, as dívidas caíram de US$ 4 bilhões para US$ 120 milhões.
Atualmente, cerca de 70% das receitas vêm do exterior, principalmente de Angola.
Projetos em Andamento
No Brasil, a Odebrecht mantém obras importantes. Por exemplo:
- Programa de submarinos da Marinha (Prosub)
- Rodoanel Norte paulista pela Via Appia
- Ponte Guaratuba no Paraná
- Obras para a Petrobras e PR Vias
Outro projeto aguarda confirmação: o complexo viário Roberto Marinho. O consórcio Odebrecht-Álya ofereceu R$ 1,8 bilhão.
Volta Simbólica
Para a empresa, faltava um projeto emblemático de retomada. Inicialmente, a PPP do túnel Santos-Guarujá seria esse símbolo. Todavia, a Odebrecht desistiu do leilão por falta de financiamento.
Agora, os contratos da Linha 19-Celeste cumprem esse papel. Por isso, executivos chamam o momento de “volta aos trilhos”. A construtora já ergueu 263 quilômetros de metrôs mundialmente. Esse portfólio inclui obras em Lisboa, Caracas, Miami e Panamá.