Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A UCI , a terceira maior operadora de salas de cinema no Brasil, deve mudar de dono em breve. A Paramount Skydance, controladora da rede, tem conversado com fundos de investimentos e empresas de entretenimento para a venda da operação no país. A companhia de mídia contratou a G5 Partners para a realização das tratativas.

A rede possui 29 complexos de cinema, com 240 salas, espalhadas por 14 cidades, incluindo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. A negociação acontece logo após a rede registrar o maior faturamento de seus mais de 25 anos no país.

No ano passado, a receita da rede foi de R$ 360 milhões, com Ebitda de R$ 25 milhões, de acordo com fontes a par dos números da rede. Segundo a empresa, 12 milhões de expectadores compareceram aos cinemas da marca, que ultrapassa o feito de um milhão de assinantes no programa de fidelidade – o UCI Unique.

A G5 Partners também coordena a venda da UCI na Argentina, segundo apurações do portal Pipeline.

As negociações de venda acontecem no contexto de reorganização societária global do grupo de mídia. Desde 2005, a UCI faz parte da NAI (National Amusements Inc), rede tradicional de cinema dos EUA, que também controlava a ViacomCBS, dona da Paramount.

A NAI passou por uma série de problemas financeiros, porém, diante da queda de distribuição de dividendos da Paramount, e da sucessão administrativa da holding, o controle do grupo foi vendido à Skydance neste ano.

Então, o Paramount Skydance se tornou dono das redes de cinema no Brasil e na Argentina. Além da marca UCI, na América Latina, o grupo tem as marcas Showcase, Cinema de Lux, Multiplex e SuperLux, nos EUA e em países da Europa.