Quinto mandato

Paulo Skaf retorna à Fiesp depois de hiato de 4 anos

Empresário ficou conhecido na época do impeachment de Dilma Rousseff

Foto: Divulgação/ Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Divulgação/ Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

O empresário Paulo Skaf, 69 anos, assumirá a cadeira de presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). A entidade realizou as eleições nesta segunda-feira (4). 

Skaf vai substituir Josué Gomes da Silva. Ele retorna à federação depois de presidir a entidade de 2004 a 2021. Ao longo desse período, Skaf comandou a campanha da Fiesp “não vou pagar o pato”, em que se posicionava contra a reoneração das empresas e defendia o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), acontecido em 2016.

A presidência de Josué vai até 31 de dezembro deste ano. Skaf assumirá seu quinto mandato em janeiro de 2026. Sua chapa é a única a disputar e é composta por 140 dirigentes.

A votação aconteceu na sede da Fiesp, na Avenida Paulista, região central de São Paulo, das 9h às 17h. Em nota, a Fiesp afirmou que o processo eleitoral foi conduzido por Fábio Prieto, e acompanhado pela Comissão Eleitoral da entidade, presidida pelo ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Sydney Sanches.

Skaf tem apoio da maioria dos sindicatos industriais participantes, o que garantiu sua candidatura sem concorrentes. O novo mandato vai de janeiro de 2026 a 2029.

Skaf acumulará, caso complete o mandato, 21 anos na liderança da principal federação industrial do Brasil.

O cenário industrial brasileiro enfrenta desafios adicionais depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar tarifas de 50% a produtos brasileiros exportados aos EUA.