O relatório publicado pelo Instituto Econômico da Mastercard (MEI) apontou o Rio de Janeiro como um dos 15 principais destinos turísticos globais entre junho e setembro de 2025. Informações foram publicadas pelo Valor Investe.
A capital carioca é líder de preferência na América Latina. O Rio de Janeiro não apareceu na lista em 2024, neste ano é o nono destino mais desejado. Ainda falando de destinos brasileiros, a pesquisa “Tendências de Viagem 2025” também destaca Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN) e Florianópolis (SC) entre as preferências de turistas latino-americanos.
O agendamento de voos para a capital Florianópolis cresceu 31%. Já as reservas de voos para Recife, Salvador e Natal cresceram 25% para o período entre junho e setembro, verão do hemisfério norte
Tóquio e Osaka, no Japão, são os destinos que dominam a lista composta, majoritariamente, por locais na Ásia e Pacífico. As cidades representam o maior aumento na demanda turística em comparação com níveis anteriores. As variações cambiais podem estar entre os aspectos que mais influenciaram na escolha pela terra do sol nascente. A sensibilidado do iene, moeda japonesa, colocou o país no topo das listas. Contudo a desvalorização da moeda japonesa afeta diretamente as viagens para a China.
A lista dá continuidade com Paris, Shanghai, Mallorca, Seul, Beijing, Madri, Rio e Singapura.
Escolhendo o destino
Fatores culturais e cenários “instagramáveis” estão entre os aspectos que motivam a escolha dos destinos de viagens. Incertezas políticas e “tarifaço” também impactam na escolha das turistas.
Em entrevista ao Valor Investe, Gustavo Arruda, economista-chefe da Mastercard para a região da América Latina e Caribe, destacou dois fatores que influenciam na escolha dos destinos de viagens
“A conveniência nos pagamentos é um fator priorizado. O viajante não quer ter preocupação se precisa comprar um cartão específico para usar o transporte público, por exemplo. Ele quer usar o seu cartão de crédito habitual e pagar por aproximação ao usar o metrô. Nesse sentido, conseguimos ver os pagamentos com carteiras digitais protegidas por tecnologia de tokenização e os cartões sendo amplamente usados nas compras transfronteiriças (cross-border). Outro ponto tem a ver com a segurança”, apontou
O relatório mostrou que o risco de fraude afeta não apenas na escolha dos turistas, mas no comportamento deles durante as férias. Dados internos do Mastercard apontam que as taxas de fraude globais crescescram mais de 18% em destinos populares no verão durante os períodos quentes e mais de 28% na estação fria em destinos de inverno. O Brasil não aparece entre os maiores alvos de criminosos que exploram a ansiedade dos turistas.