PEC vai ao Congresso

Rui Costa confirma envio do pacote fiscal nesta segunda-feira

"Vai ser entregue hoje, já está finalizado" disse o ministro em evento da BYD em sua nova fábrica, em Camaçari (BA)

Rui Costa em fábrica da BYD em Camaçari
Rui Costa esteve em evento da fábrica da BYD em Camaçari (BA) nesta segunda-feira. Foto: Luiza Gonçalves / BP Money

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou que a PEC do corte de gastos vai ser entregue nesta segunda-feira (2) ao Congresso. “Vai ser entregue hoje (segunda-feira), já está finalizado” afirmou o ministro a jornalistas em sua visita a evento da nova fábrica da BYD em Camaçari (BA), que deve entrar em operação em fevereiro de 2025.

Com a aproximação do recesso parlamentar, previsto para iniciar em 22 de dezembro, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca acelerar a tramitação das medidas do pacote fiscal, anunciado na última semana pelo ministro da FazendaFernando Haddad.

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, a intenção é que as primeiras votações ocorram já nesta semana.  

Rui Costa destaca integração de Brasil e China para fortalecer a economia

O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, ressaltou nesta segunda-feira (2), durante coletiva realizada na fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, os impactos positivos da parceria entre Brasil e China no fortalecimento econômico e na criação de empregos. 

A fala ocorreu em um momento de celebração pela inauguração da planta industrial, que promete impulsionar a produção local e atrair investimentos estratégicos para o estado.

Durante o evento, Rui Costa destacou a importância da integração entre os dois países, enfatizando a troca de tecnologias e o desenvolvimento conjunto como pilares para a transição econômica e energética. 

“Nós vamos começar a cooperar com a nossa escola local, o colégio, a universidade, para criar programas de treinamento e formar os melhores engenheiros, trabalhadores e técnicos para a produção”, disse o ministro

“O objetivo é produzir aqui no Brasil, com profissionais brasileiros, a mais inovadora e tecnológica jornada produtiva para carros de passeio, ônibus elétricos e outros produtos de alta tecnologia”, completou.

O ministro também destacou a ambição de transformar a Bahia em um modelo global de desenvolvimento. 

“A BYD partiu da China, mas hoje é uma empresa global, e certamente tornará este investimento na Bahia protagonista global na transição para novas energias. Estamos prontos para transformar a cidade e o estado em referência mundial”, afirmou.