O setor de serviços do Brasil desacelerou em novembro, aponta o PMI (Índice de Gerentes de Compras), da S&P Global, divulgado nesta quarta-feira (4). O índice passou de 56,2 em outubro para 53,6 em novembro, mas permaneceu acima dos 50 pontos, o que quer dizer que o setor segue crescendo.
Este é o 14º mês seguido que o Brasil fica com um PMI acima de 50, mas o nível atual é o mais baixo desde agosto. A desaceleração em novembro indica um menor crescimento da criação de novos negócios e afeta a geração de emprego no país, segundo a S&P Global.
O subsetor com maior desaceleração foi o de Finanças e Seguros, o único a ter queda nas vendas entre os quatro pesquisados. Outro destaque é o aumento nos gastos operacionais no setor de serviços, principalmente na compra de alimentos, químicos, material de escritório e combustíveis.
Ao mesmo tempo, a taxa geral de inflação de insumos e os preços de venda foram os menores dos últimos cinco meses.
Entre as explicações para uma menor geração de empregos no setor de serviços está a necessidade de preservação dos fluxos de caixa nas empresas, com custos de empréstimos maiores e aumento de gastos, disse a diretora associada de economia da S&P Global Market Intelligence, Pollyanna De Lima, ao “InfoMoney”.
Setor industrial dos EUA apresenta melhora em novembro
Com as encomendas crescendo depois de 8 meses e as fábricas lidando com preços expressivamente mais baixos de insumos, a atividade industrial dos EUA apresentou melhora em novembro.
O PMI de manufatura calculado pelo ISM (Instituto de Gestão de Fornecimento) registrou um aumento para 48,4 no mês anterior, ante os 46,5 registrados em outubro, que foi o nível mais baixo da atividade industrial desde julho de 2023.
O setor manufatureiro corresponde a 10,3% da economia dos EUA e uma leitura do PMI abaixo de 50 indica contração no segmento.
A previsão de economistas era de que o PMI subiria para 47,5 em novembro, segundo a “Reuters”. O movimento foi em linha com o avanços semelhantes em outras pesquisas em meio a expectativas de políticas mais favoráveis aos negócios por parte do novo governo Trump.
Porém, mesmo com a melhora, novembro foi o oitavo mês consecutivo em que o PMI permaneceu abaixo do limite de 50. Mas o ISM indicou que estar acima do nível de 42,5 aponta para uma expansão da economia como um todo.
O PMI sugeriu que o setor manufatureiro continua preso em uma recessão profunda após os pesados aumentos da taxa de juros pelo Fed (Federal Reserve) em 2022 e 2023 para controlar a inflação.