Tarcísio vetará projeto que reduz imposto sobre herança
Tarcísio assume Governo de São Paulo em 2023 / Foto: Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usou a inauguração do primeiro trecho do Rodoanel Norte, nesta segunda-feira (22), para elogiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e criticar o que chamou de “governos acostumados à corrupção”. O trecho começa a operar nesta terça-feira (23).

Durante o discurso, Tarcísio destacou que o avanço decisivo da obra ocorreu durante o governo Bolsonaro, período em que ele comandava o Ministério da Infraestrutura. Além disso, o governador reforçou sua participação direta na condução do projeto naquele momento.

Elogios à gestão Bolsonaro

Segundo Tarcísio, a estrutura do Rodoanel nasceu e avançou sob a administração anterior. “Rodovia concedida, pensada, projetada, licitada, leiloada e com contrato assinado na gestão do presidente Bolsonaro”, afirmou.

Com esse discurso, o governador reforça sua estratégia política de manter proximidade com Bolsonaro e sua base eleitoral. Ao mesmo tempo, Tarcísio se consolida como um dos principais nomes do campo conservador para a disputa presidencial de 2026.

Críticas à corrupção e atraso da obra

Além dos elogios, Tarcísio criticou o longo atraso do Rodoanel Norte. Originalmente, a obra deveria ter sido concluída em 2016, mas só agora entra em operação. Para ele, a paralisação reflete problemas estruturais do país.

“Infelizmente, esse é um clássico brasileiro: obras que não ficam prontas ou que não saem do papel”, disse. Logo depois, o governador associou o atraso a escândalos de corrupção e citou a Operação Lava Jato.

Segundo Tarcísio, a corrupção atingiu diretamente o projeto. “Essa obra ficou parada por causa de um grande problema: a corrupção, uma chaga que assola o Brasil”, declarou. A fala foi interpretada como uma crítica indireta aos governos petistas.

Importância estratégica do Rodoanel Norte

Do ponto de vista logístico, o Rodoanel Norte representa uma das principais obras de infraestrutura viária de São Paulo. O trecho conecta rodovias estratégicas e, portanto, deve reduzir o tráfego pesado nas marginais Tietê e Pinheiros.

Além disso, o governo estadual espera melhora no fluxo de cargas e redução do tempo de deslocamento na Região Metropolitana. Com isso, a nova via tende a gerar ganhos de produtividade e eficiência para a economia paulista.