Ana Leoni, CEO da Planejar (Foto: Divulgação/Planejar)
Ana Leoni, CEO da Planejar (Foto: Divulgação/Planejar)

A CEO da Planejar e sócia fundadora da BEM Educação, Ana Leoni, defendeu que a educação financeira já está avançando no Brasil, tanto nas escolas quanto entre a população economicamente ativa.

Executiva deu entrevista ao BP Money nesta terça-feira (4), durante o Congresso Planejar, realizado no Hotel Unique, em São Paulo (SP). O evento tem como tema “O entendimento que gera valor: o novo cliente e o papel do planejamento financeiro num mundo em evolução” e é o maior encontro de planejamento financeiro do Brasil.

Para Leoni, a educação financeira está, sim, mais presente na vida dos brasileiros. Um dos aspectos que mais impacta nisso é a presença desse tema na base comum curricular.

“Muitas vezes eu vejo em eventos, as pessoas falam: ‘Ah, isso precisa estar na escola’, mas isso já está na escola. Só que quando a gente tá falando de educação, a educação ela demora muito para trazer resultados”, comentou a executiva.

Na análise de Leoni, a diferença da educação é mais percebida no momento de falta – o que já está sendo combatido – e que, possivelmente, as próximas gerações serão muito mais conscientes sobre as próprias decisões financeiras.

Entre os “crescidos”, Ana Leoni também percebe uma maior conscientização.

“Hoje a gente tem muito mais informação, tem muito mais disponibilidade de prateleira de produtos que atenda a diferentes objetivos e necessidades e a cultura do planejamento financeiro também está sendo desenvolvida”, comentou. “Isso me deixa muito feliz e a Planejar tem que ser esse agente indutor de que planejamento financeiro transforma a vida de pessoas e que o planejamento financeiro é para todo mundo”.

Três letrinhas de um longo processo

A CFP® (Certified Financial Planner) é um dos aspectos que têm contribuído para solidificar a educação financeira dentro do mercado financeiro, já que atesta que o profissional está apto para atuar como planejador financeiro pessoal.

Em entrevista ao BP Money, Ana Leoni comentou sobre o certificado ter se consolidado como sinal de excelência no mercado: “todo profissional que se torna profissional CFP, passa por um processo bem denso de aquisição de conteúdo. Ele tem que comprovar experiência, ele tem que aderir a princípios éticos. Então, quando a gente tá falando que um profissional ganha o direito de usar aquelas três letrinhas, significa que ele passou por um longo processo e, de fato, ele se torna um profissional diferenciado”.

Alguns desses profissionais, inclusive, estarão concorrendo ao Prêmio Abai, no qual o Planejar atua como patrocinador. Para Leoni, a premiação é uma oportunidade de entrar em contato com profissionais de excelência e evidenciar esses nomes.