Em palestra sobre ‘O novo tabuleiro geopolítico’ no 26º Congresso IBGC, Alexandre Coelho, professor de Relações Internacionais e pesquisador sênior da FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas), afirmou que os eventos geopolíticos estão sendo cada vez mais constantes e que a eleição do presidente dos EUA, Donald Trump, é resultado de um maior nacionalismo.
“A eleição de Trump [em 2024] é mais um sintoma das ocorrências geopolíticas. É um resultado de um aumento do nacionalismo e do protecionismo”, afirmou.
O especialista enfatiza durante a apresentação que as sobretaxas impostas pelo governo Trump causaram instabilidades econômicas e comerciais em todo o planeta.
“O tarifaço de Trump provocou uma desorganização em todo o comércio internacional, causando ainda, uma desconfiança e o enfraquecimento de organizações internacionais, antes vistas como intermediadoras”, afirmou.
Alexandre Coelho também disse que no momento o preço do petróleo está “barato”, segundo ele, o principal agravante foi a Guerra da Ucrânia.
“Logo após a invasão da Rússia na Ucrânia houve uma pressão política junto a seguradoras, em sua maioria, europeias para que não segurem as exportações de petróleo da Rússia”, disse.
Ainda sobre a Guerra da Ucrânia, o professor sinaliza que houve um aumento nas relações comerciais entre China e Rússia. “A Rússia exportava petróleo e gás para a China, enquanto os chineses enviavam à Rússia carros e equipamentos eletrônicos”, disse.