Cobertura

UCITS ETFs são destaque em evento da Avenue e BlackRock

Artmann, COO da Avenue, discute as vantagens dos UCITS ETFs em comparação com os ETFs americanos, destacando os benefícios tributários e o crescimento da adesão dos clientes.

Foto: Anthony Quintano, flickr.
Foto: Anthony Quintano, flickr.

O evento, realizado nesta segunda-feira (29) na sede da Avenue, contou com a presença de Bruno Maximino, responsável por renda variável na empresa, e de Alexandre Artmann, COO e Diretor de Operações, em um encontro exclusivo com jornalistas.

Durante o evento, Artmann e Cristiano Castro, Head Of Business Development da BlackRock, deram mais detalhes sobre os UCITS ETFs – também conhecidos como ETF Irlandês. Investimentos ganharam esse nome por serem, em sua maioria, estuturados na Irlanda.

Os especialistas explicaram que o UCITS (Undertakings for Collective Investment in Transferable Securities ou Organismos de Investimento Coletivo em Valores Mobiliários) são um tipo de sistema regulatório adotado na União Europeia que facilita para que pessoas que não residem nos EUA invistam em ETFs de forma regulatória e tributária

Vantagens tributárias dos UCITS

Uma das principais vantagens dos UCITS é a menor carga tributária em comparação com os ETFs americanos. Um exemplo citado pela Avenue foi a chamada Estate Tax

“Os ETFs de origem americana têm o que se chama de Estate Tax, uma tributação sobre o patrimônio de ativos originários dos EUA, no caso de falecimento do investidor. Esses ETFs americanos estão sujeitos a esse imposto, o que pode resultar em uma carga tributária de até 40% sobre o valor investido. Por outro lado, os ETFs UCITS estão isentos dessa taxa, permitindo que os sucessores recebam 100% dos proventos em caso de falecimento”, explicou Maximino.

Outro imposto abordado no evento é a chamada withholding tax, uma taxa de 30% sobre os dividendos recebidos de ETFs americanos. Nos ETFs irlandeses, esse percentual é consideravelmente menor.

Lucro ampliado para longo prazo

Quando comparados aos ETFs americanos, os UCITS se destacam por suas baixas taxas de administração e impostos. Em uma simulação direta feita pela Avenue, foi constatado que os UCITS podem gerar lucros até 8 vezes maiores do que os ETFs americanos, principalmente pela diferença nos custos tributários e nas taxas de gestão.

Uma das principais vantagens dos UCITS é o seu mecanismo de “juros sobre juros”, que permite o crescimento do investimento ao longo do tempo. Além disso, os UCITS possuem dividendos, mas esses são automaticamente reinvestidos no próprio ativo, potencializando o retorno a longo prazo para o investidor.

Impacto dos UCITS

A Avenue também divulgou números sobre a adesão dos clientes a esse novo tipo de investimento. Em apenas um mês, a plataforma já conta com 8 mil clientes em sua carteira de UCITS. Em parceria com a BlackRock, a Avenue oferece uma diversificação de 80 UCITS, distribuídos entre diferentes segmentos de mercado.

Atualmente, na Avenue, as ETFs Irlandesas estão disponíveis para negociação exclusivamente em volumes inteiros e apenas na moeda dólar. O que pode ser um ponto de atenção para aqueles que buscam diversificação em outras moedas.