Primeiro dia do evento de blockchain

Blockchain Rio 2025 recebe Carapiá e Bispo

O advogado especialista no setor de criptoativos e o assessor de investimentos participaram de entrevista coletiva ao portal BP Money 

Gustavo Bispo, à esquerda, e Lucas Carapiá, à direita. Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal
Gustavo Bispo, à esquerda, e Lucas Carapiá, à direita. Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Lucas Carapiá, advogado criminalista e especialista nas áreas de blockchain e Direito dos Criptoativos, junto com Gustavo Bispo, assessor de investimentos da SVN Investimentos, garantiram presença no primeiro dia do Blockchain Rio 2025 e prestaram entrevista coletiva ao portal BP Money.

Perguntado sobre as incertezas regulatórias sobre o mercado de criptoativos e o avanço do Drex, Lucas Carapiá disse: “Existe um cenário de desconfiança regulatória. No entanto, cada vez mais, as instituições estão consolidando suas primeiras regulações. A própria Receita Federal já começou a estabelecer conformidades nos aspectos fiscais, mas foi somente com a lei 14478/2022, o marco legal sobre criptos, que isso trouxe mais segurança para as instituições no Brasil.”

Ele continua: “o Banco Central assumiu o setor de criptoativos no Brasill e tem trabalhado com uma série de regulações, mas excluiu uma série de cripto ativos que estará na blockchain. A regulação caminhou por uma centralização e isso pode ser os primeiros passos para o acesso aos criptoativos”.

Gustavo Bispo, assessor da SVN Investimentos, fala sobre como os assessores e consultores de investimentos estão lidando com o interesse dos clientes por ativos digitais. “O papel do assessor necessita mais ímpeto. Cada vez mais têm se criado certificações e movimentações para ampliar e desbravar esse setor. O assessor deve olhar mais adiante, pois as demandas chegam de qualquer maneira.”