
Durante palestra no 26º Congresso IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), em São Paulo, o vice-presidente executivo da Embraer, Antonio Garcia afirmou que quem teve um pouco de paciência e não vive só de soluções rápidas cresceu junto com a companhia nos últimos meses. “O investidor que acreditou um pouco mais no longo prazo na Embraer cresceu 60% neste ano e 150% no ano passado”, disse.
O executivo ainda comentou sobre a presença da empresa no cenário doméstico. “Acho uma pena a gente não conseguir distribuir mais a empresa com os acionistas locais, infelizmente a Selic [taxa básica de juros do Brasil] é um grande contribuidor”, afirmou.
Antonio Garcia, porém, disse que vai continuar focando na questão ambiental de forma alinhada com a estratégia da companhia no desenvolvimento de produtos e aeronaves.
Sobre o futuro, o dirigente falou que é “super importante” o uso de novas tecnologias e citou o avanço da inteligência artificial. “É uma questão de equilíbrio entre as novas tecnologias e o aperto entre empregado e empresa. Nossa empresa é de longo ciclo, a decisão que tomamos hoje, impacta a empresa daqui a 10, 15 anos”, disse. “A IA está batendo na porta aí, mas a gente segue discutindo as novas tecnologias em todo ano”, completou.