Foto: BP Money
Foto: BP Money

Ilana Benchimol Minev, presidente do Conselho de Administração da Bemol, declarou nesta quinta-feira (9) que “não adianta trazer métricas de sustentabilidade quando aquilo não é a essência da organização”. A afirmação foi feita durante o Congresso IBGC 2025, que contou com a cobertura do BP Money.

Em sua declaração sobre governança, a executiva enfatizou que as lideranças precisam ter sinergia entre o que é pregado — como a implementação de ESG — e suas práticas. “As lideranças que não se encaixam em um modelo de enxergar a sustentabilidade como algo importante não conseguem ficar trabalhando com a organização”, disse ela.

“Nós ainda não temos métricas de sustentabilidade ligadas ao resultado da nossa alta liderança, mas isso é uma prática feita no dia a dia, porque nós ainda não conseguimos identificar qual seria essa métrica”, acrescentou.

Segundo Minev, essa deveria ser uma orientação estratégica até mesmo para a vida.

Congresso IBGC reúne líderes empresariais para debater o futuro da governança

O Congresso IBGC 2025, principal evento de governança corporativa do país, promovido pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), começou nesta quarta-feira (8).

Realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissão online, o encontro vai até quinta-feira (9), reunindo executivos, conselheiros e especialistas do Brasil e do exterior.

Com mais de 30 horas de conteúdo, o evento aborda temas como liderança responsável, diversidade nos conselhos, sustentabilidade, inovação e competitividade empresarial.

A programação se estende ao longo dos dois dias, com painéis e palestras entre 9h e 18h.

Palestrantes e nomes de destaque

Entre os convidados estão Jorge Gerdau, presidente do conselho superior do Movimento Brasil Competitivo; Andrea Menezes, presidente do conselho de administração das Lojas Marisa; Diego Barreto, CEO do iFood; Marcelo Silva, vice-presidente do conselho de administração do Magazine Luiza; e Rosi Puccetti, vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Estratégia das Farmácias Pague Menos.

A programação também conta com a participação de Ping He, professor e diretor de centros de pesquisa da Universidade Tsinghua, na China, além de Hussein Kalout (CEBRI e USP) e Ricardo Wagner de Araújo, diretor de Governança e Conformidade da Petrobras.