Em um cenário em que a IA (Inteligência Artificial) se torna a protagonista nos palcos corporativos, a diretora-geral do IBGC, Valeria Café, aponta que é importante trazer luz às empresas que “têm efetivamente pessoas preparadas”.
Sua fala se referiu aos movimentos relacionados às iniciativas de ESG (Ambiental, Social e Governança).
“A gente tem falado cada vez mais de inteligência artificial, de tecnologia, de inovação, mas se você não tem efetivamente pessoas preparadas, empolgadas, que você treine, que traga para elas competências necessárias e que elas possam efetivamente dar o melhor de si… Por isso que as pessoas são tão importantes”, disse a executiva ao BP Money, em entrevista durante o Congresso IBGC 2025.
Em sua visão, é preciso engajar pessoas para que sejam participantes ativas desse processo de transformação, no que tange à governança e a iniciativas de ESG. “O líder é inspiracional para garantir que as pessoas acreditem naquela estratégia [ESG], para que elas consigam e queiram fazer.”
Além disso, ela destaca que é importante que as empresas tenham “olhares diferentes”. Isso porque, no processo de tomada de decisão, ela acredita ser importante ter alguém que “olhe para a sociedade, que é diversa”.
Congresso IBGC reúne líderes empresariais para debater o futuro da governança
O Congresso IBGC 2025, principal evento de governança corporativa do país, promovido pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), começou nesta quarta-feira (8).
Realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissão online, o encontro vai até quinta-feira (9), reunindo executivos, conselheiros e especialistas do Brasil e do exterior.
Com mais de 30 horas de conteúdo, o evento aborda temas como liderança responsável, diversidade nos conselhos, sustentabilidade, inovação e competitividade empresarial.
A programação se estende ao longo dos dois dias, com painéis e palestras entre 9h e 18h.