
Mesmo com 99% das pequenas e médias empresas (PMEs) digitalizadas, a confiança na tecnologia segue sendo um desafio, segundo Brunno Saura, General Manager de Sales do PayPal Brasil, que apresentou novos dados sobre o comportamento digital das PMEs durante o evento Panorama PayPal: PMEs e o Comércio Digital no Brasil 2025.
Segundo o executivo, 51% dos empreendedores afirmam que competir com grandes companhias é o principal obstáculo, e 70% ainda demonstram desconfiança em relação às soluções tecnológicas.
“Existe digitalização, existe capacidade e existe expansão, mas, mesmo com o avanço, há uma desconfiança muito grande”, afirmou Saura.
Ele destacou que, embora o tema mais discutido nos últimos 18 meses tenha sido o avanço da IA (Inteligência artificial), o uso da tecnologia ainda é limitado entre as PMEs. Cerca de 75% das pequenas e médias empresas não utilizam IA, e, entre as que adotaram, 60% restringem o uso à criação de conteúdo e atendimento via chatbots.
“Elas deixam de explorar outras aplicações, como gestão de produtos, atendimento personalizado e uso estratégico de dados”, explicou.
Para Saura, o mercado de tecnologia precisa oferecer soluções mais acessíveis e personalizadas para as PMEs. “As empresas de tecnologia precisam criar produtos que traduzam as necessidades dessas pequenas companhias e consigam conversar com elas”, disse.
Ele também apontou o avanço da inteligência artificial no e-commerce como o próximo passo da digitalização. Segundo o executivo, grandes empresas já trabalham em bots capazes de realizar tarefas completas, do pagamento à entrega de produtos.
“As principais companhias de IA estão desenvolvendo módulos com empresas de pagamento para permitir que agentes automatizados façam compras pelos consumidores”, afirmou.
Saura definiu o momento como o “paradoxo da facilidade e da desconfiança”.
“Hoje, 99% das pequenas empresas estão digitalizadas, mas 73% ainda têm receio de adotar pagamentos digitais. O desafio agora é transformar confiança em prática, para que a tecnologia realmente impulsione o crescimento dos pequenos negócios”, concluiu.