- Publicidade -

O que é e como funciona a B3?

Muitas pessoas já devem ter ouvido falar sobre a B3 ou Bolsa de Valores Oficial do Brasil, mas poucas sabem, de fato, o que é a B3 e como ela funciona. E para investir no mercado financeiro, como comprar ações, é necessário conhecer a Bolsa de Valores e as suas funções. 

O que é?

B3 significa “Bolsa, Brasil e Balcão”, ou seja, é a Bolsa de Valores oficial do Brasil, que incorpora também a Bolsa de Mercadorias e Futuros e a Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos). 

É através da Bolsa de Valores que ocorrem as negociação de compra e venda de ações de empresas, cotas de fundos de investimentos, alguns contratos de commodities (como milho e café) e também títulos de renda fixa, como os do Tesouro Direto.

Como funciona?

A Bolsa de Valores possui a função de organizar a negociação de ativos e garantir a segurança dos papéis e dados envolvidos nessas operações. 

Dessa forma, ela precisa assegurar que qualquer operação envolvendo algum ativo seja realizada corretamente entre o investidor que está comprando e o que está vendendo o ativo em questão. 

Para garantir que tudo ocorra bem, a B3 também está envolvida nos processos de organização e segurança das transações que acontecem no mercado de capitais, e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é o órgão responsável por regular e fiscalizar o mercado de capitais.

Em se tratando de ações, é importante ressaltar que o processo de atuação da Bolsa se inicia no momento que uma empresa decide realizar seu IPO (Oferta Pública Inicial), ou seja, quando a companhia abre seu capital, disponibilizando no mercado na
forma de ações. 

O processo de oferta pública inicial é de extrema importância para o desenvolvimento do país, pois quando uma empresa realiza IPO, ela conseguem levantar recursos para financiar a sua expansão. 

Resumindo, ao expandir as suas atividades, a empresa tende a ampliar a sua atuação no mercado, abrindo novas lojas e gerando mais empregos. Ou seja, os IPOs funcionam como um estímulo para a economia!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias relacionadas