Tendências do mercado e o futuro do segmento de saúde e bem-estar
Apenas entre os anos de 2015 e 2020, o segmento de saúde e bem-estar já cresceu 33%.

Um dos principais papéis que eu tenho hoje como empreendedor e investidor é estar antenado ao mercado, e algo que eu friso com toda certeza é que para ser bem-sucedido nos seus empreendimentos, precisamos acompanhar de perto as tendências de negócios e de diferentes setores. Foi desta forma, observando esse movimento que decidi investir no mercado do bem-estar.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Euromonitor Internacional, o segmento cresceu 33% entre os anos de 2015 e 2020, e na lista o Brasil ocupa o 7º lugar no mundo no setor de alimentos e bebidas saudáveis. O mercado é um reflexo fiel do que está acontecendo no mundo e, ainda trazendo dados de uma segunda pesquisa, um estudo encomendado pela Associação Reputação, mostrou que 81% dos entrevistados, disseram que a pandemia da Covid-19 aumentou a sua preocupação com o acesso à saúde.
Hoje, a população está em busca de saúde, não somente estética. Refletindo em números, 2020 as vendas de produtos saudáveis atingiram um faturamento de R$ 100 bilhões somente no Brasil.
Como conselheiro do Rancho SFP e sócio da LapaLow, presenciei de perto essa mudança de hábito dos consumidores, e as adaptações que o mercado precisa fazer para acompanhar. Diminuir os impactos sociais e ambientais das companhias é o foco do ESG, que traduzido do inglês, significa governança ambiental, social e corporativa, uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol desses objetivos sociais que vão além de lucro, o terror das empresas. A verdade é que o empreendedor que não entender e se adaptar a nova forma de enxergar a sociedade dificilmente crescerá nesse novo cenário. O tema é impacto e diminuí-lo é o foco.
O ramo da alimentação saudável é uma tendência para os próximos anos. Comidas sem agrotóxicos, de procedência confiável, com baixo teor de gordura e sódio são os tipos de alimentos que os brasileiros querem consumir daqui para frente. A ideia é que essas mudanças tenham impacto positivo e saudável em suas vidas e a tendência é que o setor se popularize e alcance uma maior parte da população.
**Gabriel Boyer é empreendedor e conhecido no mercado pelos turnarounds que implementa nas empresas que entra como sócio - suas mudanças operacionais e financeiras possuem sempre um prazo de 18 meses.Em 2021 se tornou sócio de quatro empresas que finalizaram o ano com receita somada de R$15mm e valuation de R$46.5, um crescimento de três vezes após o deal. Atualmente, ele é executivo na cervejaria fitness LapaLow, na Steakhouse DB House e atua no conselho do Rancho SFP e Lavoro Seguros.
Boyer é formado em Atuária pela UFRJ, membro do Instituto Brasileiro de Atuária e formado pelo SEP da London Business School. Antes de empreender, Gabriel atuou por mais de 20 anos no mercado de seguros, com passagem por companhias como Marsh & McLennan, IRB, Markel e NEWE Seguros.

Gabriel Boyer
Empreendedor de turnarounds, atualmente é executivo na cervejaria fitness Lapa L