- Publicidade -

Empreendedorismo feminino: sucesso no mundo dos negócios

Natália Lazarini

O empreendedorismo feminino é o termo utilizado para referir-se às mulheres que possuem seu próprio negócio. Atualmente, esse termo está sendo cada vez mais utilizado, resultado da busca em alta e também cases de sucesso das mulheres que têm sua própria empresa.

Empreendedorismo feminino cresce no Brasil

De acordo com os dados do Portal Indústria, o número de mulheres que empreendem no Brasil cresceu 16% em 10 anos, que em números designam 7,3 milhões de mulheres empreendedoras durante esse período.

Essa alta crescente pode ser por diferentes motivos: crise econômica, desigualdade de gênero no âmbito trabalhista, falta de oportunidade, entre outros motivos. Se formos fundo na história da mulher nos negócios, podemos lembrar que  há um pouco mais de 50 anos, para mulheres casadas conseguirem trabalhar, precisavam da autorização de seu cônjuge.

Por isso, atualmente podemos dizer que vivenciamos um marco na história da mulher diante aos negócios, mas ao mesmo tempo, muito longe de ter encontrado uma plena ascensão profissional com apenas o empreendedorismo da mulher.

Desigualdade de gênero

Observando a crescente de mulheres no poder e ditando seu negócio por conta própria, parece que essas mulheres não encontram mais dificuldades, mas não é bem assim. No mercado de trabalho brasileiro, apesar de muitas vezes existir um maior nível de escolaridade e de muitas mulheres desempenharem as mesmas funções que os homens, é comprobatório que o público feminino recebe salários que podem ser até 50% menores do que dos homens. 

O último levantamento realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) expôs as dificuldades e a falta de investimento no empreendedorismo feminino. As mulheres empreendedoras ganham 22% menos do que homens empreendedores, sendo assim, enquanto os homens tiveram o rendimento médio mensal de R$ 2.344, as mulheres ficaram em torno de R$ 1.831.

Vale acrescentar que de acordo com os dados levantados pelo Fórum Econômico Mundial, só haverá igualdade salarial de gênero no Brasil em aproximadamente 100 anos se o progresso atual for mantido.

A importância das mulheres no negócio

A falta de oportunidades igualitárias de trabalho para as mulheres são preocupantes, mas não desanimadoras. O empreendedorismo feminino traz uma série de desafios, mas é uma saída para autonomia financeira de milhares de pessoas.

No Brasil, já existem mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras. O número corresponde a 48,7% de todos os empreendimentos conforme os dados são do Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2018).

É preciso igualdade de gênero

Entretanto, outros números ainda mostram uma resistência de algumas empresas que além de não promoverem a diversidade de gênero, perdem grandes talentos por profissionais mulheres.

O infográfico da Business Financing, mostra que empresas com pelo menos uma fundadora geram 78 centavos de receita para cada dólar de financiamento de risco, enquanto startups lideradas por homens geram cerca de 31 centavos.

Indo mais fundo nos números, no Brasil, a Abstartups apresenta uma pesquisa completa, onde os dados mostram que 40% das empresas trabalham somente com homens em seu quadro de funcionários e menos de 5% trabalham somente com mulheres.

Assim como a Confraria do Empreendedor aborda em sua comunidade, nessa mesma pesquisa, 15,66% entendem a importância em se ter na empresa igualdade e diversificação de gênero.

A Confraria do Empreendedor pode te ajudar

Por isso, atualmente, temos orgulho em termos grandes nomes do empreendedorismo feminino em nossa comunidade, como Ana Fontes (eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019), Dani Junco (CEO do B2 Mamy), Luiza Helena Trajano (Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza) e várias outras que nos ajudam, inspiram e nos dão ainda mais coragem em seguir nossas jornadas.

Entendemos que ter uma rede de apoio é crucial para esse crescimento, por isso um grupo de empreendedorismo é tão importante nesta jornada para o sucesso. Conte com a gente! Nossa rede de empreendedorismo possui ferramentas com dicas, trocas de informações, cursos e outras ações para o sucesso profissional de mulheres e homens empreendedores.

Se inscreva em nosso site para obter compartilhamento contínuo de aprendizados, planos de ações, práticas, erros e muito mais informações para o crescimento do seu negócio!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias relacionadas