De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o setor de cartões no Brasil teve alta de 11,4% no primeiro trimestre de 2024, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento representa que os pagamentos com cartões somaram R$ 965 bilhões.
Aliado às emissões e à personalização dos cartões, a tecnologia white label não para de crescer no Brasil. Estima-se que o mercado de cartões white label movimente R$ 100 bilhões até 2025 no país. De acordo com Marcelo França, CEO da Celcoin, esse crescimento é impulsionado, principalmente, pela flexibilidade e comodidade que os cartões white label oferecem às companhias de diversos portes.
“Por meio de um cartão White Label empresas podem personalizar o produto de acordo com suas necessidades e objetivos, com isso, tem mais chances de criar uma conexão maior com seus consumidores”, destaca o executivo.
Personalização de serviços financeiros é tendência
De acordo com report da consultoria Forrester, 42% dos clientes de bancos preferem ofertas de produtos e serviços financeiros adaptadas às suas necessidades pessoais. Esse dado mostra o quanto a personalização é importante neste mercado, sendo uma tendência cada vez mais forte quando se trata de serviços financeiros.
O Banking As a Service, o compartilhamento de dados via Open Finance e o advento da inteligência artificial têm ajudado companhias a tornarem seus serviços mais personalizados.
“Temos visto o mercado white label avançar exponencialmente, isso porque, empresas de setores como varejo, educação e até saúde têm buscado oferecer serviços e produtos com a ‘cara do cliente’, facilitando o acesso”, reforça França.
Como funciona um cartão white label?
O cartão white label é um tipo de cartão – de crédito ou débito – emitido por qualquer companhia, mesmo que não seja uma instituição financeira tradicional. Através de parceria com empresas que fornecem infraestrutura financeira qualquer empresa pode personalizar o cartão com a sua própria marca.
A infratech financeira Celcoin, por exemplo, permite que empresas dos mais diferentes segmentos possam oferecer cartões de crédito ou débito aos seus clientes com a sua solução cel_card.
“A partir do momento que uma empresa não financeira fornece um cartão personalizado e seguro ao seu cliente ela passa a gerar reforço de marca. Além disso, o cartão white label também auxilia no crescimento do negócio, já que a companhia foca em seu core business enquanto a empresa fornecedora da infraestrutura de tecnologia abraça ainda os temas regulatórios”, explica França.
Como empresas não financeiras podem ofertar cartão de crédito e débito?
O surgimento de infratechs no setor bancário brasileiro traz mais facilidade para que empresas não financeiras ofereçam produtos como o cartão white label.
A Celcoin, pioneira no segmento, já atende diversas empresas com seu produto cel_card, que possibilita uma implantação rápida, segura e personalizada de cartões white label.