ABPA manifesta preocupação com desoneração da folha

A ABPA relembrou que houve um compromisso de que a desoneração seria mantida por mais dois anos.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a indústria de suínos e aves e têm a Seara (JBS), BRF e Aurora, sinalizou uma preocupação como impasse no orçamento de 2022, que não estabelece a desoneração da folha de pagamentos para os 17 setores que mais geram empregos no Brasil. As informações são do Valor.

De acordo com a organização, uma retomada da cobrança de impostos poderia gerar “impactos diretos nos custos de produção, agravando o quadro inflacionário dos alimentos”.

Além disso, a entidade aponta que o fim do benefício fiscal poderá causar a suspensão de contratações e um “provável risco de perda de mão de obra em meio à retomada econômica”.

“Por esse motivo, o setor confia em uma solução técnica plausível, já que já estão contempladas na Lei Orçamentária Anual (LOA) outras compensações que possibilitam a desoneração”, disse a ABPA em nota.

A ABPA ainda relembrou que houve um compromisso público do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes (Economia), de que a desoneração seria mantida por mais dois anos, até encerrar 2023. No entanto, recentemente o presidente declarou que sancionará a desoneração da folha.