Foto: divulgação Embraer
Foto: divulgação Embraer

As ações da Embraer (EMBR3) dispararam 4,85% nesta segunda-feira (5). O papel EMBJ3 fechou o pregão cotado a R$ 92,89. Portanto, a fabricante brasileira registrou um dos melhores desempenhos do dia na bolsa.

O movimento de alta da Embraer tem relação direta com o cenário global. A invasão dos EUA à Venezuela aumentou a tensão geopolítica. Consequentemente, investidores buscam empresas do setor de defesa.

“No pregão, há uma rotação clara de fluxo para empresas ligadas ao setor aeroespacial”, explica Lucas Girão. Ele é economista e especialista em investimentos pela FBNF. Além disso, aponta reflexo do aumento da aversão a risco.

Expectativa de gastos militares

Os investidores antecipam maiores gastos militares em diferentes regiões. Esse cenário beneficia nomes como a Embraer no curto prazo. Portanto, o movimento não é isolado no mercado brasileiro.

Pelo mundo, as ações de defesa registraram ganhos expressivos. A Embraer acompanha essa tendência global. Além disso, possui vantagens competitivas que sustentam a valorização.

O efeito setorial funciona como catalisador imediato para o papel. Especialmente em dias em que investidores buscam segurança. Portanto, empresas com contratos de longo prazo ganham destaque.

Além da geopolítica, fatores internos da companhia justificam a alta. A Embraer possui uma carteira de pedidos robusta. Portanto, tem visibilidade de receita para os próximos anos.

“A Embraer tem forte demanda nos segmentos de aviação comercial, executiva e defesa“, explica o especialista. Além disso, a empresa ampliou sua presença internacional. Consequentemente, reduz dependência de um único mercado.

Exposição ao mercado norte-americano

O mercado dos Estados Unidos é estratégico para a Embraer. A exposição ao país traz benefícios comerciais e financeiros. Portanto, a empresa se beneficia da força da economia americana.

“Essa combinação melhora a visibilidade de resultados”, avalia Girão. Além disso, reduz a sensibilidade a oscilações econômicas pontuais. Consequentemente, a Embraer apresenta maior estabilidade que concorrentes.

Contratos de longo prazo garantem estabilidade

A carteira de pedidos da Embraer oferece previsibilidade aos investidores. Contratos de longo prazo reduzem riscos de flutuação de receita. Portanto, a empresa consegue planejar investimentos com maior segurança.

Essa característica é especialmente valorizada em momentos de incerteza. Investidores buscam ativos com fluxo de caixa previsível. Consequentemente, a Embraer se torna opção atraente no portfólio.

A diversificação de mercados protege a Embraer de crises localizadas. Problemas em uma região não comprometem todo o negócio. Além disso, diferentes segmentos têm ciclos econômicos distintos.

Enquanto a aviação comercial pode sofrer em recessões, a defesa se fortalece. O segmento executivo também demonstra resiliência em crises. Portanto, a empresa consegue equilibrar os resultados.