Após o feriadão de Semana Santa, os próximos dias serão marcados por uma agitação maior, principalmente por conta da divulgação de dados econômicos importantes no Brasil e nos EUA, além de questões políticas, como a ida do Arcabouço Fiscal para o Congresso, que marcam a agenda da semana.
Por aqui, o Banco Central, como sempre, divulga o Relatório Focus na segunda-feira (10), que vem sendo acompanhado mais de perto – por conta de toda a incerteza que ronda tanto o cenário brasileiro, principalmente no que tange à política, quanto o externo, as expectativas dos economistas estão tendo mais peso.
No cenário macroeconômico, destaque para o IPCA de março, principal dado do inflação brasileiro, marcado para a terça-feira (11), e para o CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês), um dos principais indicadores da inflação americana, na quarta (12).
O consenso Refinitiv para o IPCA brasileiro é de uma alta de 0,77% na base mensal, ou de 4,7% no ano. Já nos EUA, a projeção é de avanço de 0,3%, acumulando 5,2% no ano.
No Brasil, investidores devem monitorar as vendas do varejo, na quarta, e a pesquisa de serviços, na sexta-feira (14) – ambas referentes ao mês de março.
Lá fora, há a publicação dos níveis de estoques do atacado de fevereiro, na segunda, da inflação ao produtor em março, na quinta, e das vendas do varejo e produção industrial, esses dois dados referentes ao terceiro mês do ano e divulgados na sexta.
Ainda no cenário externo, também haverá a publicação da ata da reunião do último Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto). O documento, contudo, é divulgado de forma um pouco defasada, por sair logo após um dado de inflação relevante.
Voltando ao Brasil, desta vez no cenário político, especialistas chamam a atenção para o desenrolar da proposta do novo Arcabouço Fiscal. Qualquer nova sinalização tende a fazer peso nos ativos de risco e também na renda fixa.
No âmbito corporativo, o destaque fica para o início da temporada de balanços do primeiro trimestre de 2022 nos Estados Unidos, com os bancos gigantes publicando seus resultados na sexta-feira. JPMorgan, Wells Fargo e Citigroup, como de costume, abrem o período de publicação de resultados.