A agenda desta semana está cheia de indicadores e eventos, com destaque para a sabatina do Senado norte-americano e o leilão de energia nova A-5 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além disso, indicadores econômicos são divulgados pelas principais potências, com atenção, especialmente, para os dados da China que seguem preocupado os mercado.
Segunda-feira: a agenda nacional se inicia com o tradicional Relatório Focus, seguido da taxa de inadimplência livres, relativo a agosto.
Por aqui também saem mais dados de agosto, como o relatório de estoque de crédito e a dívida pública do Tesouro Nacional.
Lá fora, os Estados Unidos divulgam seus pedidos de bens duráveis também relativos ao mês passado, além de ocorrer o leilão de Treasuries de dois e cinco anos.
Terça-feira: o destaque da agenda doméstica é a ata do Copom, que sai pela manhã, além do relatório primário do Governo Federal e leilão de títulos do Tesouro Nacional.
Já nos EUA, sai a sondagem do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) de Richmond relativo a agosto, dados sobre a confiança do consumidor e estoques de atacado mensal. Por lá também é exposta a variação de estoque de petróleo API e ocorre o leilão de Treasuries de cinco anos.
No radar do mercado, a sabatina do Senado norte-americano com Jerome Powell, presidente do Fed, e Jenet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos.
Quarta-feira: na agenda nacional sai o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) relativo a agosto, o índice de preços ao produtor e outros indicadores econômicos, como o preço ao produtor, a relação dívida bruta/PIB, o resultado primário e nominal do setor público.
Além disso, ainda por aqui, atenção para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e o fluxo cambial.
No exterior, os EUA divulgam sua variação de estoque de petróleo EIA, no Japão, sai os números sobre a produção industrial, e, por fim, na China, o Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) Caixin.
Quinta-feira: a agenda doméstica está meio esvaziada com a pesquisa PNAD contínua, relativa a agosto e leilão de títulos do Tesouro Nacional. Além disso, ocorre o leilão de energia nova A-5 pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
Lá fora, os Estados Unidos expõem seus dados sobre os novos pedidos de seguro-desemprego semanais, a variação do PIB trimestral e o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE, na sigla inglês). O país também traz sua taxa de desemprego e seu PMI de Chicago.
Já a Alemanha divulga seu índice de preços ao consumidor e sua taxa de desemprego (que também sai na zona do euro), que é seguido pela variação do PIB trimestral da Inglaterra.
Sexta-feira: no final da semana a agenda está cheia, por aqui, o PMI industrial de agosto e dados da Balança comercial, além disso, ocorre o vencimento de opções sobre o índice Brasil-50 na B3.
Lá fora, os EUA trazem dados dos gatos e da renda pessoal relativa a agosto. Também sai o PMI industrial e o PMI ISM industrial, bem como a pesquisa de condições de negócios U. Michigan.
Ainda no radar, também é divulgada a contagem de sondas Baker Hughes, que trata das plataformas de petróleo em funcionamento na América do Norte. O país também expõe seu índice de emprego manufatureiro.
Seguindo do exterior, ocorre o Feriado do Dia Nacional na China, mas indicadores econômicos são divulgados em outras potências. Na zona do euro, na Inglaterra e na Alemanha sai o PMI industrial de agosto, seguido do índice de preços ao consumidor na Europa.