A agenda desta semana está repleta de indicadores econômicos, contudo, o destaque está para a coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (15) por Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), após a reunião do Fomc (Federal Open Market Committee).
Além do Fed, outros bancos centrais divulgam suas decisões sobre suas políticas monetárias.
Segunda-feira: a agenda nacional está meio esvaziada, somente com o Relatório Focus. No exterior não há nenhuma movimentação.
O destaque é a divulgação do relatório de produção, relativo a novembro, da Organização de Países Exportadores de Petróleo e seus aliados.
Terça-feira: a agenda doméstica segue com pouco movimento. Sai a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), e a pesquisa de serviços mensal.
Lá fora, os Estados Unidos da América trazem o índice de preços ao produtor e a variação de petróleo API. A China, por sua vez, divulga dados da sua produção industrial, da taxa de desemprego, e na sequência, as vendas no varejo de novembro.
Na zona do euro também saem informações sobre a produção industrial de novembro.
Quarta-feira: no meio da semana a o índice de atividade do Banco Central do Brasil (IBC Br), que é seguido do fluxo cambial e do vencimento de opções sobre o Ibovespa. Já nos EUA, é divulgada a taxa Fed Fund do Federal Reserve. Além disso, destaque para a coletiva de imprensa de Jerome Powell, presidente do Fed, após a reunião Fomc(Federal Open Market Committee).
Os indicadores econômicos seguem no radar, com os dados das vendas no varejo, também nos Estados Unidos, bem como o índice de manufatura Empire State e a variação de estoques de petróleo EIA semanal.
No Reino Unido, sai o índice de preços ao consumidor mensal e na sequência, a balança comercial do Japão.
Quinta-feira: próximo ao fim da semana, a agenda doméstica está esvaziada. Contudo, no exterior há movimentações, com o PMI industrial e composto na zona do euro, Reino Unido, EUA e na Alemanha.
Na zona do euro é divulgada a balança comercial de novembro. O Banco Central Europeu (BCE), irá expor a taxa de Fidelidade Permanente de Depósito, a taxa de Felicidade de Cedência e taxa básica de juros.
Nos Estados Unidos, sai os pedidos de seguro-desemprego semanal, o número de construção de casas novas e o índice atividade industrial do Fed Filadélfia. Além disso, também sai a produção industrial.
Sexta-feira: por aqui ocorre leilão da cessão onerosa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o vencimento de opções sobre ações.
Já lá fora, os EUA trazem a contagem de sondas Baker Hughes, enquanto o Japão divulga a decisão do seu banco central sobre a taxa de juros, a Alemanha expõe seu índice Ifo de negócios e a na zona do euro sai o índice de preços ao consumidor.