
Depois de uma semana caótica que finalizou com fortes desvalorizações nos índices globais ao redor do mundo, sobretudo nos EUA, a agenda econômica desta semana trará mais foco nos dados sobre a economia brasileira e norte-americana.
Após o tarifaço iniciado por Donald Trump, que resultou em medidas tarifárias de retaliação por parte de países como o Canadá e a China, o temor de uma recessão a nível global tomou conta dos investidores. Com isso, os resultados de dados da inflação, do PIB (Produto Interno Bruto) e de outros andamentos da economia serão ainda mais apreciados.
A semana começa, como de costume, com a divulgação do Boletim Focus do BC (Banco Central), enquanto isso, nos EUA os holofotes já começam a se voltar ao mercado de trabalho, com o índice de tendência de empregos do país.
Ao longo do período, os mercados terão em mãos também outros pontos importantes para a agenda econômica, que são o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de março, o IBC-Br — considerado a prévia do PIB brasileiro — de fevereiro e mais dados que, somados aos desdobramentos do tarifaço de Trump devem impactar a visão dos agentes financeiros sobre o futuro macroeconômico do Brasil.
Já nos EUA, os holofotes se voltam para a divulgação da ata do Fomc (Comitê de Mercado Aberto do Fed) e para os discursos dos dirigentes da autoridade monetária sobre os rumos das taxas de juros em meio ao acirramento da guerra comercial envolvendo o país.
Confira os destaques da agenda econômica:
Segunda-feira (7)
08h30 – Boletim Focus
11h00 – índice de tendência de empregos nos EUA
Terça-feira (8)
08h30 – Dívida bruta de fevereiro
08h30 – Balanço Orçamentário
Quarta-feira (9)
06h00 – IPP fevereiro
09h00 – Vendas no varejo fevereiro (mensal e anual)
15h00 – Ata do Fomc
Quinta-feira (10)
09h00 – Crescimento do setor de serviço de fevereiro (mensal e anual)
09h30 – Pedidos de seguro-desemprego nos EUA
09h30 – IPC de março (anual e mensal)
Sexta-feira (11)
09h00 – IBC-Br de fevereiro
09h00 – IPCA de março (mensal e anual)
09h30 – IPP dos EUA