Agenda da semana

Agenda: IPCA no Brasil e ata do FOMC nos EUA são destaque

Dados sobre a inflação no Brasil e detalhes sobre a taxa de juros nos EUA estão no radar na próxima semana

Inflação
Foto: reprodução/Marcello Casal Jr

Na agenda da semana, todos os olhares estarão atentos à divulgação do IPCA no Brasil e à ata do FOMC (Federal Open Market Committee) nos EUA.

Na segunda-feira (8), a FGV (Fundação Getúlio Vargas) apresenta os dados semanais do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor) e a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) trará os números da produção e venda de veículos de março.

A CNI (Confederação Nacional de Indústria) divulgará os indicadores industriais e a SECEX (Secretaria de Comércio Exterior) traz os dados semanais da balança comercial.

Na agenda da terça-feira (9), será a vez dos dados semanais da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para o Índice de Preços ao Consumidor. A FGV trará o Índice IGP-M (Geral de Preços) na 1ª prévia de abril.

O BC (Banco Central) apresenta o Relatório Focus e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começa a primeira de suas divulgações com a PIM (Pesquisa Industrial Mensal) regional de fevereiro.

No dia seguinte, o IBGE traz o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), com projeção do Bradesco de alta de 0,25% na comparação mensal. O instituto também apresenta os custos e índices da construção civil de março. O CNI traz seu índice de confiança do empresário industrial – ICEI de abril.

Na quinta, o IBGE traz a Pesquisa Mensal de Comércio de fevereiro, com projeção do Bradesco de alta de 0,4% na comparação mensal. Já a Conab ( Companhia Nacional de Abastecimento) apresenta o 7º Levantamento da safra de grãos 2023/2024.

Nos EUA, o destaque da agenda da semana será a divulgação da ata do FOMC, que trará mais detalhes da decisão tomada pelo comitê do Fed (Federal Reserve) sobre a taxa de juros. O documento deve apresentar também os rumos da política monetária e pode trazer indicações de quando os cortes podem se iniciar lá fora.

Na quarta-feira (10), o resultado fiscal mensal será apresentado, referentes a março, e haverá a divulgação do Índice de preços ao consumidor do mesmo mês, com projeção mensal de 0,4%, pelo consenso LSEG.

No dia seguinte, os pedidos semanais de auxílio desemprego serão conhecidos, assim como o índice de preços ao produtos de março. A semana será fechada com o índice de confiança da Universidade de Michigan de abril, com estimativa de 80 pelo LSEG.