Agenda: PMIs e variação de petróleo se destacam

Confira as novidades da semana!

 
Na semana que se inicia nesta segunda-feira (30) os destaques estão para a divulgação de PMIs industriais e para indicadores estadunidenses que sinalizem como anda a produção de petróleo. Nos Estados Unidos, Joe Biden, presidente do país, declarou situação de desastre após Louisiana ser atingida pelo furacão de Ida, com o evento os preços do petróleo caíram.

 
Segunda-feira: a agenda nacional se inicia com o tradicional Relatório Focus, seguido do índice IGP-M relativo a agosto, que é o indicador usado como indexador para os preços do aluguel de imóveis. Por aqui também é divulgado o resultado primário do Governo Central.

Lá fora, a Alemanha traz seu índice de preços ao consumidor de gosto, já no Reino Unido ocorre o Feriado Bancário. O Japão, por sua vez, expõe sua taxa de desemprego e a produção industrial, os dois indicadores são relativos ao mês de agosto.
 
Terça-feira: na agenda doméstica sai a pesquisa PNAD contínua, acompanhada do resultado do setor público consolidado e nominal. Ainda no radar, no Brasil também ocorre o leilão de títulos do Tesouro Nacional.

No exterior, os destaques estão para o PMI de Chicago, a confiança do consumidor mensal CB, nos EUA, além da variação de estoque de petróleo API.

Na Alemanha sai a taxa de desemprego de agosto, na zona do euro, o índice de preços ao consumidor e, por fim, na China, o PMI Caixin.
 
Quarta-feira: a agenda nacional segue movimentada, com a variação do PIB trimestral, o PMI industrial e o fluxo cambial. Além disso, também é divulgada a balança comercial mensal.

Lá fora, os Estados Unidos também expõem sua PMI industrial do mês de agosto, bem como PMI ISM do mesmo período, e o ISM de emprego manufatureiro. Por lá também sai a variação de estoque de petróleo EIA e a de empregos privados ADP. Na Alemanha, na zona do euro e na Inglaterra também sai o PMI industrial, relativo a agosto.
 
Quinta-feira: por aqui ocorre o leilão de títulos do Tesouro Nacional e é divulgada a produção industrial mensal.

Já nos EUA, são expostos os números de pedidos de auxílio desemprego, a balança comercial, relativa aos últimos 30 dias e a variação industrial do mesmo período. A China, por sua vez, traz seu PMI Caixin mensal.
 
Sexta-feira: no final da semana a agenda doméstica está esvaziada, porém, mais indicadores econômicos são expostos ao redor do globo.

A Alemanha divulga seu PMI composto mensal. Já os EUA, seu PMI de serviços e o PMI ISM não-manufatura do mesmo período. Por lá também é divulgada a contagem de sondas Baker Hughes, a variação de ganhos de salários por hora trabalhada, a taxa de desemprego relativa a agosto e, por fim, o relatório de emprego Payroll não-agrícola também do mês de agosto.