Agenda: relatório da Opep+ e bancos centrais se destacam

Confira as novidades da semana!

A agenda desta semana está repleta de indicadores econômicos, mas o destaque está para os discursos de presidentes dos bancos centrais dos Estados Unidos e da zona do euro. Além disso, a Organização de Países Exportadores de Petróleo e seus aliados irão divulgar o seu relatório de produção da commodity.
 
Segunda-feira: a agenda doméstica está meio esvaziada, somente com o Relatório Focus, do Banco Central, pela manhã. Já no exterior, o presidente e o vice-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Jerome Powell e Richard Clarida, irão discursar.
 
Terça-feira: a agenda nacional segue meio esvaziada, por aqui ocorre o leilão de títulos do Tesouro Nacional.

Lá fora, o movimento é maior, com a balança comercial relativa a outubro da Alemanha, que é seguida do índice ZEW de percepção econômica, que também sai na zona do euro. Além disso, atenção para o discurso da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

Nos Estados Unidos é divulgado o índice de preços ao produtor, que também é exposto na China. Por lá ainda ocorre o leilão de Treasuries de dez anos, ao passo que Powell fará outro discurso, que será seguido de dados sobre a variação de estoque de petróleo API. A China também traz seu índice de preços ao consumidor.
 
Quarta-feira: a agenda doméstica segue com pouco movimento, mas com importantes indicadores econômicos. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), relativo a outubro, será exposto durante a manhã, e será acompanhado pelo fluxo cambial semanal.

Já a Alemanha divulga seu índice de preços ao consumidor mensal, que também sai nos EUA, além de outros dados oficiais, como os número dos novos pedidos de seguros-desemprego semanal, o estoque no atacado de outubro e a variação de petróleo EIA semanal.

Por lá ainda ocorre o leilão de Treasuries de 30 anos e sai a balança orçamentária federal mensal, durante a tarde.
 
Quinta-feira: por aqui, o destaque está para o leilão de títulos do Tesouro Nacional e as vendas no varejo mensal e anual.

No exterior, só há grandes movimentações no Reino Unido, com dados sobre a variação do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral e a produção industrial mensal. Além disso, é divulgado o relatório de produção da Organização de Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+).
 
Sexta-feira: na agenda doméstica, somente a pesquisa de serviços semanal. Já lá fora, sai a produção industrial da zona do euro. Nos EUA, por sua vez, saem dados sobre a confiança e as condições de negócios de Michigan, além da oferta de empregos JOLTs mensal. Por fim, é divulgada a contagem de sondas Baker Hughes.