Agenda: relatório da Opep e dados dos EUA se destacam

Confira as novidades da semana!

O relatório da Organização de Países Exportadores de Petróleo e Aliados será divulgado na tarde desta segunda-feira (13). Além disso, durante a semana, os EUA trazem dados sobre a produção de petróleo da América do Norte, como a contagem da sonda Baker Hughes.

A agenda doméstica ficou meio esvaziada, à medida que indicadores econômicos das principais economias são expostos.

 
Segunda-feira: por aqui, a agenda está meio esvaziada, somente com o tradicional Relatório Focus e a reunião da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No exterior também não há muito movimento, apenas com os EUA trazendo sua balança comercial relativa a agosto.

Durante a tarde será divulgado o relatório da Opep+.

 
Terça-feira: a agenda nacional segue com pouco movimento, somente com dados da pesquisa de serviços de agosto, seguida do leilão de títulos do Tesouro Nacional.

Lá fora, os Estados Unidos divulgam os números da variação de petróleo API e o índice de preços ao consumidor do mês passado. Já na Ásia, o Japão traz sua produção industrial, relativa a agosto, assim como a China, que expõe mais indicadores econômicos do mesmo mês: as vendas no varejo, a taxa de desempregos e a variação de investimento em ativos fixos acumulados.

 
Quarta-feira: no meio da semana, a agenda nacional está um pouco mais cheia, com o índice IBC-Br, do mês passado, o fluxo cambial semanal e na Bolsa Brasileira (B3), o vencimento de opções sobre Ibovespa.

Nos EUA sai o índice de manufatura Empire State de agosto, além da produção industrial do mesmo período e a variação de estoque de petróleo EIA semanal.

Já a Inglaterra traz seu índice de preço ao consumidor do mês passado, acompanhado da produção industrial na zona do euro e a balança comercial chinesa.
 
Quinta-feira: por aqui, ocorre o leilão de títulos do Tesouro Nacional. Também sem muito movimento, sai a balança comercial, relativa a agosto, da zona do euro.

Os EUA, por outro lado, trazem seus números dos novos pedidos e seguro-desemprego, que são calculados semanalmente, seguidos de dados das vendas no varejo e o índice atividade do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) também de agosto.
 
Sexta-feira: Na agenda nacional, somente o vencimento de opções sobre ações na B3.

Lá fora, a Inglaterra divulga dados das suas vendas no varejo, relativa a agosto, enquanto a zona do euro traz seu índice de conta corrente e de preços ao consumidor, do mesmo período.

Já os Estados Unidos expõem a contagem de sondas Baker Hughes, que trata do número de plataformas de petróleo ativas na América do Norte. Além disso, saem dados sobre a confiança do consumidor e a pesquisa de condições de negócios em Michigan.