Economia

Agenda da semana com destaque para dados da inflação no Brasil e EUA

IPCA no Brasil e CPI nos EUA dominam ateções nos próximos dias

Com agenda esvaziada durante a semana, os destaques dos próximos dias estarão nos dados relacionados à inflação no Brasil e nos EUA referentes ao mês de dezembro.

Na quinta-feira (11), o IBGE divulgará o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do último mês de 2023. A expectativa da XP é de alta de 0,50% em relação a novembro, chegando ao apanhado anual de 4,6%. A projeção do Bradesco BBI considera aumento de 0,44% e IPCA fechando 2023 com variação de 4,5%, ainda abaixo do limite superior de 4,75% da meta de inflação.

“Esperamos que a inflação acelere para 0,53 (de 0,28 em novembro), com aumento nos preços de alimentos em casa e industriais (devido ao fim dos descontos da Black Friday). Vale destacar que a taxa anual provavelmente cairá para 4,6%, de 4,8% em novembro (e 5,8% em 2022)”, comenta a equipe econômica do Itaú.

Na quarta (10), serão apresentados os dados de produção de veículos pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

No campo político, apesar do recesso no Congresso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocou reunião com líderes da Casa na terça (9), para debater a medida provisória (MP) que retoma a tributação gradual da folha de pagamento das empresas.

Exterior

Os próximos dias serão de agenda esvaziada de indicadores também lá fora. Na segunda (8), haverá a divulgação dos dados de crédito ao consumidor, com consenso BBG de US$ 9,5 bilhões. Na quinta, os EUA divulgarão seus dados semanais de pedidos de seguro-desemprego e os números de rendimento médio real por hora e semanal de dezembro. No mesmo dia, serão apresentados os dados de inflação ao consumidor (CPI) e o núcleo de CPI, com projeção BBG de alta de 0,20%.

Na sexta (12), o destaque fica para os dados de inflação ao produtor (PPI) e núcleo de PPI, com consenso BBG de alta equivalente ao CPI (0,20%).

No exterior, a semana começa com a divulgação das vendas no varejo na Zona do Euro, com previsão BBG de queda de 0,10%, e o índice de confiança na economia de dezembro, com estimativa BBG de 94,1. Na terça-feira, o bloco apresentará sua taxa de desemprego, estimada pela BBG em 6,50% e a Alemanha traz seus números de produção industrial de novembro, com expectativa BBG de alta de 0,30%.

A quinta-feira será protagonizada pela inflação chinesa, divulgada nos dados de CPI (projeção BBG de -0,40% na comparação anual) e PPI (estimativa de queda de 2,60% ante 2023). A China também trará seus dados de exportações, com projeção de alta anual de 1,60% pela BBG, e importações, com projeção de estabilidade pela BBG.