Ícone do site BPMoney

Agenda semanal: IPCA-15, PNDA e Caged são destaques no Brasil

Agenda da Semana

Foto: Freepik

Ao longos dos próximos dias, dados relevantes sobre a inflação e o mercado de trabalho serão destaque na agenda econômica do Brasil. Na terça-feira (28), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgará o IPCA-15.

content amp

Sobre a leitura da inflação, a equipe de Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos, antecipa alta em combustíveis. A projeção é de alta de 0,51% na comparação mensal e 3,77% no acumulado do ano.

content amp

“A expectativa é de alta relevante em bens monitorados, especialmente gasolina e produtos farmacêuticos. Preços livres, no entanto, devem apresentar dinâmica bem-comportada, embora com reversão da queda vista nos últimos meses em passagem aérea. Esperamos que os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul sejam tímidos nessa leitura”, comenta o time da XP.

content amp

Na quarta-feira (29), a FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgará o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) de maio.

content amp

Os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) serão apresentados na terça-feira (28) e, na projeção do Bradesco, devem trazer 150 mil postos de trabalho.

content amp

Já os dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) serão conhecidos na quinta-feira (30) e o banco estima alta da taxa de desemprego para 8,0%.

content amp

Dentre as divulgações do Governo Federal, a expectativa fica para o resultado primário do governo central, com números de abril. A projeção do consenso LSEG estima o dado em R$ 12,6 bilhões.

Agenda dos EUA traz PIB, deflator PCE e Livro Bege

content amp

Na agenda dos EUA, na quinta-feira (30), ocorrerá a divulgação do PIB do país. A expectativa é que a segunda leitura do PIB traga revisão para baixo, em 1,3%, de acordo com o Bradesco, ainda que o consumo se mantenha em ritmo de crescimento acima de 2% na margem.

content amp

O núcleo do PCE, por sua vez, deve trazer um aumento de 0,30%, de acordo com dados da Bloomberg. O dado será conhecido na sexta-feira (31).

content amp

O Livro Bege, que traz considerações sobre os rumos do cenário macroeconômico do país, será apresentado na quarta (29).

Sair da versão mobile