Os indicadores econômicos do exterior vão conduzir os mercados na semana entre 29 de setembro e 4 de outubro. A agenda semanal da virada de mês está com foco em dados de trabalho nos EUA, principalmente com o Fed (Federal Reserve) focado nos números da geração de empregos e da taxa de desemprego, um dos objetivos do mandato da autoridade monetária.
O cenário dos EUA é complexo, com dados robustos da atividade econômica. Mesmo com o mercado trabalhando com a narrativa de um “pouso suave” — uma desaceleração econômica mantendo uma economia saudável —, os dados de atividade ainda não apontam para essa movimentação.
Com a semana mais carregada no exterior, o Brasil se concentra nos indicadores que serão divulgados na segunda-feira (30). O BC (Banco Central) divulgará o Boletim Focus, com economistas atualizando suas expectativas para inflação e a Selic (taxa básica de juros), de acordo com as informações do “Investing”.
Confira os destaques da agenda:
Domingo (29 de setembro): Será divulgada a prévia da produção industrial de agosto e as vendas no varejo no Japão, além dos PMIs Composto, Industrial e de Serviços referentes a setembro na China.
Segunda-feira (30 de setembro): Na China, ocorrerá feriado; serão divulgados dados sobre o PIB do segundo trimestre do Reino Unido; no Brasil, sai o Boletim Focus e dados do setor público; nos EUA, o PMI de Chicago e discursos de Michelle Bowman e Jerome Powell, do Fed; a presidente do BCE, Christine Lagarde, irá discursar; no Japão, serão divulgados a taxa de desemprego referente a agosto e o PMI Industrial de setembro.
Terça-feira (1º de outubro): A China segue em feriado; PMIs Industriais de setembro no Reino Unido, na Zona do Euro, nos EUA e no Brasil; nos EUA, serão divulgadas as Ofertas de Empregos JOLTs de agosto e haverá discursos de Raphael Bostic, Lisa Cook, Susan Collins e Thomas Barkin; na Zona do Euro, sai a prévia da inflação ao consumidor de setembro.
Quarta-feira (2 de outubro): Feriado na China; no Brasil, produção industrial de agosto; na Zona do Euro, taxa de desemprego de agosto; no Japão, PMI de Serviços de setembro; nos EUA, variação de Empregos Privados ADP de setembro e discursos de Bowman e Barkin.
Quinta-feira (3 de outubro): Mais um dia de feriado na China; PMI Composto e de Serviços de setembro no Reino Unido, EUA, Brasil e Zona do Euro; nos EUA, Demissões Anunciadas Challenger de setembro, pedidos iniciais por seguro-desemprego e discurso de Bostic; na Zona do Euro, inflação ao produtor de agosto e atas do BCE.
Sexta-feira (4 de outubro): Nos EUA, relatório de Emprego Não-Agrícola (Payroll), taxa de desemprego, pagamento de salários de setembro e discurso de Bostic; no Brasil, balança comercial de setembro; e por fim, nas agenda, o Japão divulga suas Reservas Internacionais.