Ainda nesta semana

Alckmin diz que Mercosul pode fechar acordo com União Europeia

O otimismo do vice-presidente vem do fato de que, na sexta-feira (6), ocorrerá a 65ª cúpula de presidentes do bloco sul-americano

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira (4) que o Mercosul deve fechar ainda “esta semana” o acordo de livre-comércio com a União Europeia.

“Podemos fazer esta semana com a União Europeia um acordo histórico, é um ganho-ganha impressionante”, disse ele, de acordo com o Valor . A declaração foi dada durante sua participação no 2º Seminário Nacional de Política Industrial, realizado pela Câmara dos Deputados.

O otimismo do vice-presidente vem do fato de que, na sexta-feira (6), ocorrerá a 65ª cúpula de presidentes do bloco sul-americano. As tratativas entre os dois blocos estão sendo conduzidas desde 1999. A negociação quase foi concluída em 2019, mas não chegou a ser ratificada por nenhum dos lados.

Desde o início de seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aposta nessa negociação como forma de aquecer a economia sul-americana. O objetivo inicial do governo petista era ter fechado o acordo comercial no fim do ano passado, quando o Brasil ocupava a presidência temporária do Mercosul.

Alckmin diz que PIB superou expectativas do mercado

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) exaltou nesta terça-feira (13) o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil no terceiro trimestre de 2024.

Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que o resultado superou as expectativas do mercado financeiro.

Durante o evento do programa Nova Indústria Brasil (NIB), o vice-presidente destacou o papel do setor industrial no desempenho econômico do país.

O PIB brasileiro cresceu 0,9% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores, conforme dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira.