O instituto alemão ZEW divulgou nesta terça-feira (15) que o índice de expectativas econômicas da Alemanha subiu de 51,7 pontos em janeiro para 54,3 pontos em fevereiro. De acordo com a pesquisa, o resultado deste mês decepcionou as expectativas dos economistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam avanço do indicador a 56 pontos.
Enquanto o índice de condições atuais medido pelo ZEW avançou de -10,2 para -8,1 pontos no mesmo período. Fonte: Dow Jones Newswires. As baixas expectativas são reflexo da contração da economia alemã maior do que o esperado no quarto trimestre do ano passado, mostraram dados nesta sexta-feira (28), uma vez que novas restrições para conter a disseminação da variante Ômicron do coronavírus afetaram a atividade.
A manufatura ainda limitada por gargalos de oferta e o consumo em queda devido a temores renovados sobre o coronavírus, disse o banco central alemão em relatório mensal divulgado nesta segunda-feira (15).
O crescimento na maior economia da Europa estagnou no outono alemão, à medida que a escassez de oferta e os gargalos de transporte restringiam seu vasto setor industrial, mesmo com o consumo relativamente bem.