A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que a reunião com o seu Conselho Diretor para a votação do edital do leilão do 5G será na próxima sexta-feira (24). O conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, já havia adiantado que iria solicitar que o encontro fosse realizado na sexta.
A aprovação do documento foi suspensa na semana passada após pedido de vista de Moreira. O conselheiro queria mais explicações do Ministério das Comunicações sobre dúvidas apontadas pelo Tribunal de Contas da União no edital.
Esses questionamentos foram equacionados com a publicação de dois decretos que regulamentavam pendências apontadas pelo TCU referentes, principalmente, às exigências de instalação de uma rede privativa e governo federal e de um programa para conexão da região amazônica.
Em entrevista ao Scoop, Moreira contou que está considerando os prazos legalmente previstos, de 30 dias entre a publicação do edital e o recebimento das propostas, mais cerca de 10 dias para abertura dos envelopes, o leilão propriamente dito deve ocorrer no início de novembro, data que está em linha com as expectativas do setor, após o último adiamento provocado pelo pedido de vista.