A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) divulgou nesta quarta-feira (17) que a exportação de soja do Brasil deve alcançar 2,51 milhões de toneladas neste mês de novembro, estimativa inferior as 100 mil toneladas previstas na semana passada.
Se o resultado oficial seguir a recém expectativa, o volume pode superar em 1,7 milhão de toneladas o total embarcado no mesmo período de 2020.
Espera-se que as exportações de soja atinjam 84,5 milhões de toneladas no ano até novembro, um novo recorde. O montante já fica acima do total do ano anterior completo (82,3 milhões).
Em relação ao milho, a projeção de embarques em outubro foi elevada pela Anec para 3,08 milhões de toneladas, frente aos 2,65 milhões previstos na última semana. Mesmo assim, na comparação anual o valor apresenta queda de 1,86 milhão de toneladas, com a quebra de safra gerando menor oferta.
Os embarques de milho estão estimados em 17,6 milhões de toneladas no acumulado do ano até o final deste mês, ante 33,4 milhões no ano completo de 2020.