A produção e o licenciamento de veículos registraram forte alta em abril ante março, conforme dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) nesta quarta-feira (8).
O volume de produção de carros, comerciais leves, ônibus e caminhões chegou a 222,1 mil unidades, correspondendo a um aumento de 13,5% na comparação mensal e um avanço de 24,2% na comparação anual. Segundo a Anfavea, o total montado no quadrimestre foi de 760,7 mil veículos, representando um crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Já as vendas tiveram um crescimento mensal de 17,6%, totalizando 220,8 mil unidades. Esse montante corresponde a um aumento de 37,4% na comparação anual. No acumulado dos quatro primeiros meses de 2024, o volume de veículos emplacados no Brasil avançou 16,3%. Segundo o “Investing”, esse dado superou a projeção da entidade para o ano inteiro de 2024, que era um aumento de 7%.
Veículos: produção e venda crescem em março, diz Anfavea
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou dados referentes ao desempenho da indústria de veículos do Brasil em março nesta segunda-feira (8). No mês, a produção nacional teve um crescimento de 3,2% em relação a fevereiro. Foram 195,8 mil carros comerciais leves, caminhões e ônibus.
Esse foi o melhor desempenho para a indústria de veículos desde novembro de 2023, “se ajustando à crescente demanda do mercado”, destacou a Anfavea em apresentação à imprensa.
A organização apontou que a produção de caminhões e março foi a maior em 12 meses, fazendo o segmento se aproximar do seu “patamar normal de mercado”. A produção de ônibus subiu 61,6%, impulsionada por ano eleitoral e programas federais como “caminho da Escola”.
Também em ritmo positivo, as vendas totais de veículos cresceram 13,6% em relação a fevereiro, para 187,7 mil unidades. O valor corresponde a uma média diária de emplacamentos de 9,4 mil veículos, ou seja, alta de 7,9% na comparação mensal e crescimento de 8,5% em relação ao ano anterior.