
O governo de Javier Milei, anunciou nesta sexta-feira (5), que haverá o leilão de um novo título em dólar com vencimento em 30 de novembro de 2029. Este movimento marca o retorno da Argentina ao mercado internacional e reforça a estratégia de reconstrução econômica do país.
O Bonar, título atrelado ao dólar e com cupom de 6,50%, será ofertado em leilão no dia 10 de dezembro, sob regulamentação da legislação argentina, informou o Ministério da Economia.
O governo mira recuperar a confiança dos investidores e recompor as reservas cambiais, hoje exauridas após anos de desequilíbrios fiscais que afastaram o país dos mercados internacionais de capitais.
O anúncio vem em um momento de forte pressão fiscal: no início de 2026, a Argentina enfrenta obrigações de dívida de cerca de US$ 4,5 bilhões, além de vencimentos adicionais em dezembro que somam aproximadamente 40 bilhões de pesos (US$ 27,7 milhões).
Desse modo, o interesse dos investidores pelos títulos argentinos ganhou força após a vitória expressiva do partido de Javier Milei nas eleições legislativas de outubro.
De acordo com o Ministério de Trabalho, a Argentina está adotando uma nova estratégia para refinanciar vencimentos de dívida em dólares. Isso sem pressionar as reservas líquidas do Banco Central, ao mesmo tempo em que busca aproveitar condições de mercado mais favoráveis.
Argentina prepara volta após recuperação econômica
Autoridades argentinas iniciaram os preparativos para o retorno do país aos mercados internacionais de títulos. A movimentação marca uma reviravolta significativa para uma população que está afastada desses mercados desde seu terceiro calote, vivenciado durante a pandemia.
Em setembro, os mercados argentinos enfrentaram um grande pânico. Investidores temiam que o programa de austeridade fiscal do presidente Javier Milei pudesse ser desmontado por uma oposição crescente no Congresso. O peso argentino despencou e os rendimentos dos títulos em dólar do país dispararam para níveis superiores a 17%.
Sendo assim, a situação levou o governo Trump a enviar ajuda emergencial a Milei para conter a venda massiva de ativos. A estratégia surtiu efeito: os mercados se estabilizaram e depois registraram forte alta. Quando o partido de Milei conquistou mais cadeiras do que o esperado nas eleições legislativas de outubro.