Durante sua apresentação nesta sexta-feira (30), Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, deu sete dicas que, segundo ele, “são essenciais para aqueles que querem começar a empreender”. As falas foram realizadas durante o painel “Empreendedorismo e o Futuro do Brasil com Scott Galloway”, no Expert XP 2024.
Ao lado do professor de marketing da Stern School of Business da NYU, Scott Galloway, o CEO do Banco Master falou sobre os desafios do empreendedor no Brasil e como esses “iniciantes” nos negócios podem se nortear.
Veja as 7 dicas essenciais do presidente do Banco Master:
Em primeiro lugar, Vorcaro destacou que o empreendedor deve saber qual é o seu propósito: “A pessoa, quando vai começar um projeto, tem que saber o alvo e ter clareza sobre o propósito de onde quer chegar.”
Na sequência, ele apontou que a inovação ocupa a segunda posição da sua lista. “Com base nesse propósito ou serviço, é preciso sempre tentar desenvolver a atividade de uma maneira diferente do que já existe no mercado, seja atendendo a uma nova demanda ou entregando algo de uma forma diferenciada.”
“Após isso, é preciso ter um bom plano de execução dos recursos que são necessários para poder realizar esse empreendimento.”
Em quarto lugar, Vorcaro menciona os riscos. “Você não ‘tomar’ riscos já é um risco”, disse o executivo. “Em qualquer negócio, não fazer nada já é um risco por si só. Então, o gerenciamento de risco faz parte do cotidiano do empreendedor e de qualquer negócio.”
Em quinto lugar, e segundo ele, o mais importante, está a resiliência. “Não importa se você bate forte, o que importa é se você sabe apanhar várias vezes e continuar adiante, porque lá fora, no mercado, temos uma selva em qualquer setor.”
O presidente destacou que as dificuldades são muitas, especialmente em países com um cenário similar ao do Brasil.
Na sexta posição, ele ressaltou o “networking”, ou seja, as conexões e as pessoas que te acompanharão nessa jornada. Por fim, na sétima posição, ele destacou que é importante sempre pensar em “criar um impacto social”.
“Esse impacto pode ser tanto na comunidade em que você vive quanto entre seus próprios colaboradores.”