Banco Mundial: países emergentes sofrem com economia

Segundo economista-chefe do banco, a falta de crescimento econômico nos emergentes é o maior desafio que os esses países enfrentam

O economista-chefe do Banco Mundial, Carmen Reinhart, afirmou que a falta de crescimento é o maior desafio econômico que os países emergentes enfrentam. Segundo fala feita nesta segunda-feira (11), o crescimento da economia foi fundamental para a redução da pobreza nesses países, além de uma maior geração de receitas governamentais .

“Tínhamos um desafio em muitos mercados emergentes e países em desenvolvimento mesmo antes da pandemia, o crescimento começou a desacelerar por volta de 2015. Com o crescimento vêm os empregos, com o crescimento e os empregos vêm a recuperação.”, disse Reinhart.

O Banco Mundial espera arrecadar US$ 100 bilhões (R$ 533 bilhões) em doações para o fundo da Associação Internacional de Desenvolvimento para os países mais pobres lidarem com “reversões trágicas no desenvolvimento” causadas pela pandemia de Covid-19, disse seu presidente, David Malpass, acrescentando que as disparidades de crescimento entre as economias avançadas e os países em desenvolvimento estão piorando.